³ÉÈËÂÛ̳

« Anterior | Principal | Próximo »

Serra mantém liderança sobre Dilma em nova pesquisa Ibope

Caio Quero | 2010-04-21, 17:19

Com os dois principais pré-candidatos à Presidência já fora de seus cargos e, apesar da proibição formal, fazendo viagens típicas de campanha, uma pesquisa Ibope encomendada pelo e divulgada no website do jornal nesta quarta-feira aponta que pouca coisa mudou na dianteira da disputa.

De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 13 e 18 de abril, o ex-governador de São Paulo, José Serra, lidera a corrida presidencial com 36% das intenções de voto, enquanto a petista Dilma Rousseff aparece com 29% da preferência do eleitorado.

Com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa não mostra um cenário muito diferente do levantamento Ibope anterior, realizado no início de março e que mostrava Serra com 35% das intenções contra 30% de Dilma.

A nova pesquisa- para a qual foram ouvidas 2.002 pessoas- , no entanto, aponta para uma gradual diminuição nas intenções de voto para o candidato do PSB, Ciro Gomes, que aparecia com 11% das intenções em março e agora tem 8% da preferência do eleitorado.
Ìý
A candidata Marina Silva, do PV, por outro lado, apresentou uma variação positiva dentro da margem, passando de 6% para 8% das intenções e empatando tecnicamente com Ciro.

·¡²õ±è´Ç²Ô³Ùâ²Ô±ð²¹

Na simulação de segundo turno, o pré-candidato José Serra aparece na liderança, com 46% dos votos, contra 37% de Dilma.

Apesar da dianteira de Serra na pesquisa estimulada (em que uma lista com nomes é apresentada ao entrevistado), na pesquisa espontânea, Dilma aparece ligeiramente à frente do tucano e atrás apenas do presidente Lula.

No levantamento espontâneo - em que o entrevistado responde à pergunta "Se a eleição fosse hoje, em que candidato você votaria?"- Lula, que não pode concorrer à reeleição, aparece com 16% das intenções, seguido por Dilma, com 15% e Serra, com 14%.

Outros levantamentos

Um levantamento divulgado pelo no último sábado mostra um cenário não muito diferente, com Serra na liderança, com 38% dos votos, contra 28% de Dilma, 10% de Marina Silva e 9% de Ciro Gomes.

Já uma pesquisa Sensus que tem sido alvo de questionamentos por parte dos tucanos mostra Serra e Dilma tecnicamente empatados, com 32,7% e 32,3% das intenções, respectivamente.

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 13:17 em 2010-04-22, Pietr Hoggart escreveu:

    O comentário de pesquisas IBOPE tem que ser cuidadoso. O Ibope, embora devesse ser isento, tem o mal costume de errar marginalmente a favor de candidatos ligados à incipiente direita brasileira. O modus operandi é aproximar para o resultado real próximo ao final das eleições. Foi assim em quase todas as últimas eleições. Os casos mais famosos são do falecido Sr.Brizola e do Governo da Bahia.
    Seria interessante revelar a disparidade com outros institutos de pesquisa ou a ³ÉÈËÂÛ̳ encomendar sua pesquisa a mais de um institudo para comprovar diferança de interpretações muito estranhas! Sou estrangeiro e vivo há algum tempo no Brasil e as pessoas aqui dizem só acreditar no que chamam de pesquisa boca-de-urna (acho que são as últimas).

  • 2. à²õ 17:19 em 2010-04-22, Anonimo escreveu:

    Para quem é estrangeiro você tem um português impecável (melhor que o da candidata).

  • 3. à²õ 17:46 em 2010-04-24, EMERSON EDUARDO RODRIGUEZ escreveu:

    Na verdade é uma guerra que priviligia somente os interesses de quem está no poder devemos lembrar isto.
    Eles nao pensam no Brasil e sim apenas no interesse deles, fazendo com que se repita como se fosse um ciclo o que os colonizadores fizeram nas Américas ( portugueses e espanhóis ), aonde apenas a exploraçao dos recursos ( sejam eles quais forem ) é o que vale, em detrimento do bem comum....
    O problema do Brasil eu enfatizo, sao os brasileiros e aquelas malditas Caravelas que aportaram no Brasil, se tivessem sido caravelas Inglesas este pais seria diferente...
    Por isso admiro o pensamento americano, pensamento de alemaes e ingleses entre outros imigrantes que fizeram aquele pais ser o que é hoje..

  • 4. à²õ 13:57 em 2010-04-27, Victor Ribeiro escreveu:

    Meu caro Emerson E. Rodriguez, a grama do vizinho é sempre mais verde, não? Que tal trocar este censurável sentimento de inveja por um pouquinho de pró atividade?
    Ao invés de lamentar os erros do passado e negar a própria história, tente aprender, evoluir e ajudar na mudança pungente que vemos na Patria Amada, Brasil.
    Ou então, juntes seus trapinhos e vá buscar seu lugar ao sol de alguma terra anglo saxônica.
    Uma coisa é certa, não precisamos deste tipo de mentalidade colonizada e doutrinada pela dominação cultural de quem ta "se lixando" para nós.


    Um abraço a todos os brasileiros que como eu amam este pais o suficiente para querer melhora-lo, e meus pesames para quem não enxerga a terra abençoada onde vivem.

  • 5. à²õ 5:33 em 2010-05-09, carlos escreveu:

    O comentário -1- tem erro crasso que o comentário -2- nem sequer conseguiu entender : é totalmente errado "mal costume"! O correto é
    " mau costume ". Vá estudar , apedeuta !

  • 6. à²õ 14:11 em 2010-05-11, Jose Antonio Dacal escreveu:

    Creio que isto pode mudar, com a decisão do PSB de não lançar candidato próprio, isto fortalecerá a Dilma, formando um conchaavo transparente para manter a esquerda no poder, mas realmente é isto que espera o eleitor que não é beneficiado comos programas de benefícios sociais para famílias carentes(os programas de voto a prazo).

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    ³ÉÈËÂÛ̳ iD

    ³ÉÈËÂÛ̳ navigation

    ³ÉÈËÂÛ̳ © 2014 A ³ÉÈËÂÛ̳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.