³ÉÈËÂÛ̳

« Anterior | Principal | Próximo »

Banco Central eleva taxa de juros para 10,75% ao ano

Caio Quero | 2010-07-22, 21:15

Para a surpresa de alguns analistas, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu, nesta quarta-feira, elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, contrariando as expectativas daqueles esperavam aumentos maiores.

Com a decisão, tomada de forma unânime pela autoridade monetária, a taxa Selic passa a ser de 10,75% ao ano, sem viés.

Este foi o terceiro aumento consecutivo da Selic determinado pelo Copom.

Desta vez, no entanto, a autoridade monetária reduziu o ritmo de alta nos juros. Nas duas reuniões anteriores, o aumento foi de 0,75 ponto percentual, o que fez com que a taxa retornasse ao patamar de dois dígitos.

Em um divulgado na noite desta quarta-feira, o Copom afirma que, desde a última reunião do comitê, no início de junho, houve uma redução nos riscos inflacionários, o que justificaria a medida.

"Considerando o processo de redução de riscos para o cenário inflacionário que se configura desde a última reunião do Copom, e que se deve à evolução recente de fatores domésticos e externos, o Comitê entende que a decisão irá contribuir para intensificar esse processo", diz o comunicado.

Nas reuniões anteriores, o aperto maior na taxa de juros havia sido justificado pelo rápido crescimento da economia seguido de um aumento nas pressões inflacionárias.

Novos dados, como o IPCA-15 (considerado uma prévia do índice de inflação oficial) que apontou para uma deflação de 0,09%, podem ter contribuído para a diminuição do ritmo de alta dos juros.

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 3:34 em 2010-07-22, Sandro Herculino da Silva escreveu:

    Pensando bem eles deveriam aumentar a taxa de juros logo pra 20 ou 30%, assim quem sabe o senado, a camara e o governo resolvem aumentar os salarios em uns 30 ou 40%, as prefeituras deixam esse negocio de responsabilidade fiscal e passam dos míseros 42% pra 80 ou 90% para folha de pagamento, a receita federal cria uma aliquota única de 65% sem isenção, aproveitamos o embalo e partimos logo pra recriar a CPMF a uns 0,50% assim como também uma taxa de limpeza urbana mais encorpada, um aumento no IPTU e do IPVA. Para complementar as receitas do governo a criação de umas novas taxas seriam de bom gosto, taxas de serviço dessas que as prefeituras que nós já pagamos pra não fazer nada cobram como expediente, "palavra engraçada para se dizer cobrança em duplicidade". Mas não acho justo essas taxas sem permitir que os bancos também peguem a sua fatia, então deveríamos avaliar uma ajuda aos bancos para se capitalizarem e criar uma proteção contra qualquer coisa tipo "edge acho que assim mesmo". Mas como o Brasil é um país democrático, acredito também que deveríamos financiar as campanhas políticas, e proibir esses panfletinhos mal acabados que distribuem por aí, tem que ser no mínimo em papel couchê. Mas o governo não vai esquecer dos pobres, logo fortalecer os "bolsa"(s) familia, gas, celular, internet, cinema, entrada-futebol e quem sabe bolsa-skol.
    Alguém pode estar pensando aí que as contas não fechariam, que quebrariam as empresas, não haveria asfalto, obras de saneamento, saúde, crescimento sustentável e outras coisitas certo.... só posso dizer.... inocente!!! Ninguém ta olhando isso, tá todo mundo com o olho no umbigo! BRASIL X BRAZIL

  • 2. à²õ 14:47 em 2010-07-22, Eduardo Gomes escreveu:

    Nossa, eu só li as duas primeiras linhas do que o Sandro escreveu, fiquei com preguiça de ler o resto e na boa não concordo com nada do que ele falou... Esse cara é louco!!!

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    ³ÉÈËÂÛ̳ iD

    ³ÉÈËÂÛ̳ navigation

    ³ÉÈËÂÛ̳ © 2014 A ³ÉÈËÂÛ̳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.