̳

« Anterior | Principal | Próximo »

Será que é o começo do fim do embargo?

Categorias dos posts:

Bruno Garcez | 2009-04-17, 17:31

cuba.jpg

A coisa não se dará da noite para o dia.

Mas eis que da noite para o dia ouviu-se coisas que não se ouvia há décadas. E outras que nunca nem haviam sido ouvidas antes.

O presidente cubano, Raúl Castro, se disse disposto a discutir ''tudo, tudo, tudo'' com os americanos.

E, sem meias palavras, enumerou que tópicos poderiam constar do debate com os arquirrivais: ''direitos humanos, liberdade de imprensa, prisioneiros políticos''.

Termos que poderiam constar do discurso de qualquer líder americano, de John Kennedy a George W. Bush, mas que soariam impensáveis na boca de Fidel ou de Raúl Castro até recentemente.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, elogiou as declarações e afirmou que os americanos estão acompanhdo a proposta com muita seriedade.

No início da semana, Barack Obama anunciou que cubano-americanos poderão agora viajar livremente para a ilha e enviar o quanto quiserem para seus familiares por lá.

O gesto marca o fim de restrições que estavam em vigor desde o segundo mandato de George W. Bush.

Mas, como analistas bem observaram, as medidas representam pouco, já que até o começo do governo Bush era assim que as coisas funcionavam.

Uma das decisões entre as anunciadas por Obama passou quase despercebida, a de permitir que empresas de telecomunicações americanas possam operar em território cubano.

Algo que poderia contribuir mais para a livre circulação de idéias na ilha do que a malograda Rádio Martí, criada no governo de Ronald Reagan, com o intuito de propagar ideais de liberdade para os cubanos, mas cujas ondas radiofônicas são regularmente bloqueadas pelas autoridades de Cuba.

Em Cuba, internet ainda é um luxo e está disponível em poucas localidades. Se começam a pipocar lan houses em tudo que é canto, poderiam surgir mais jornalistas-cidadãos, blogueiros, enfim gente disposta a opinar sobre tudo o que é assunto, sem papas na língua, como a blogueira .

Paralelo a tudo isso, há centenas de projetos em tramitação na Câmara dos Representantes e no Senado dos Estados Unidos clamando pelo degelo nas relações entre os dois países em diferentes setores.

Há desde propostas para permitir que americanos viagem livremente para a nação caribenha até sugestões de que agricultores americanos possam vender seus produtos para os cubanos.

Ideias que contam com a aprovação de empresários americanos, vale frisar.

São sinais abonadores, mas não indicações nem mesmo remotas de que o embargo econômico contra Cuba estabelecido em 1962 estaria se aproximando do fim.

Sinais decisivos costumam se dar, muitas vezes, através dos emissários mais inesperados.

No início dos anos 70, o presidente Richard Nixon resolveu que uma reaproximação com a China era um bom negócio para os Estados Unidos.

Mas muito antes de Nixon apertar a mão de Mao Tsé-Tung, quem realmente quebrou o gelo nas relações foi uma equipe de ping-pong.

Os tenistas de mesa foram a primeira delegação esportiva americana a ser recebida na China, até então fechadíssima para o Ocidente.

Ora, cubanos e americanos se unem no amor que nutrem pelo beisebol.

Por isso, se nós próximos dias ou meses começarmos a ver equipes esportivas partindo dos Estados Unidos rumo a Havana, podem estar certos de que aí tem coisa.

Não vai ser da noite para o dia.

Mas da noite para o dia, ouviu-se coisas que não se ouvia há anos.

O presidente cubano, Raúl Castro, disse, sem meias palavras que está disposto a discutir ''tudo, tudo, tudo'', com os Estados Unidos.

E

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 11:40 AM em 18 abr 2009, ARIEL escreveu:

    O presidente cubano, Raúl Castro??
    ARISTOTELES DIZIA: QUEM COMECA CON UNA PREMISA FALSA, CHEGA SIEMPRE A UNA CONCLUSAO FALSA!
    PARA QUE CAMBIE CUBA, SE PRECISA QUE TERMINE A DITADURA FAMILIAR CASTRO!
    A MELHORIA DA VIDA DO POVO CUBANO, NAO VIRA SOMENTE DE FORA!
    ANTES SE PRECISA DA LIBERDADE!
    MUDAR AS ESTRUTURAS CORRUPTAS,OBSOLETAS DA TIRANIA, QUE SE APODERARAM DO PAIS, HA MAIS DE 50 ANOS!
    NAO E OBAMA/BUSH ! E O "MENTIROSO LIDER REVOLUCIONARIO" QUE VEIO PARA TERMINAR, COM A CORRUPCAO DE FULGENCIO BATISTA E INSTALOU UMA PRISION PARA TODO O POVO CUBANO!
    VIVA CUBA LIVRE!
    SEM OS TIRANOS CASTRO!

  • 2. à 08:33 PM em 18 abr 2009, ARIEL escreveu:

    ARISTOTELES DIZIA: QUEM COMECA CON UNA PREMISA FALSA, CHEGA SIEMPRE A UNA CONCLUSAO FALSA!
    PARA QUE CAMBIE CUBA, SE PRECISA QUE TERMINE A DITADURA FAMILIAR CASTRO!
    A MELHORIA DA VIDA DO POVO CUBANO, NAO VIRA SOMENTE DE FORA!
    ANTES SE PRECISA DA LIBERDADE!
    MUDAR AS ESTRUTURAS CORRUPTOS,OBSOLETAS DOS TIRANOS CASTRO, QUE SE APODERARAM DO PAIS, HA MAIS DE 50 ANOS!
    NAO E OBAMA/BUSH !
    E O FIDEL UN "LIDER REVOLUCIONARIO" QUE VEIO PARA TERMINAR, COM A CORRUPCAO DE FULGENCIO BATISTA E INSTALOU UMA PRISION PARA TODO O POVO CUBANO!
    VIVA CUBA LIVRE!
    QUE TERMINE LA DICTADURA CASTRISTA!

  • 3. à 12:49 AM em 19 abr 2009, ronan wittee escreveu:

    Peso que o presidente Obama pode abreviar significativamente todo um processo,que pelos reciprocos ressentimentos,pode determinar um período ainda longo nesta reaproximação.
    Pois,que rompa com protocolos meramente burocráticos,avise ao Comandante: Estou indo....E vá!
    Afinal: "Yes,We Can!"

  • 4. à 09:20 AM em 19 abr 2009, ARIEL escreveu:

    QUE ACONTECE QUE NAO PUBLICAM MEUS COMENTARIOS?? YA ENVIEI DUAS VEZES E NADA!!
    ESTE BRUNO,SO QUER COMENTARIOS QUE CONCORDEM COM SEU PONTO DE VISTA SOMENTE?? E UM BOM ALIADO DO TIRANO FIDEL E DE SUA FAMILIA NO PODER
    SOTERMINARA O EMBARGO EM CUBA QUANDO HAYA LIBERDADE PARA O POVO CUBANO ! E ISSO SO ACONTECERA, QUANDO ESTOS DICTADORES ASASINOS CASTRO, ABANDONAREM O PODER
    NADA A HAVER CON EEUU/E OUTROS PAISES
    SO FILHOTES DE TIRANOS LATINOS, QUE GOSTAM DOS MESTRES DAS DITADURAS STROESSNER=FIDEL

  • 5. à 05:03 PM em 19 abr 2009, marcio escreveu:

    Sou um cidadão não muito politizado, mas, me faço uma pergunta sempre: A China também é uma ditadura que não respeita direitos humanos e lá também não existe liberdade de expressão e etc., então porquê os EUA não fazem também um bloqueio como o que Cuba sofre a quase meio século?
    Se a resposta for econômico então essa história de democracia é pura hipocrisia.

  • 6. à 05:50 PM em 19 abr 2009, ARILDO PAULO VIANA escreveu:

    CUBA ESTÁ NA MISÉRIA NÃO POR FALTA DE APOIO DOS AMERICANOS, MAS PELA SUA AUTO-ISOLAÇÃO, ATRAVÉS DE UM REGIME RETRÓGADO, ARCAICO, ONDE A NAÇÃO NÃO É LIVRE PARA O EXERCÍCIO DE SUA CIDADANIA PLENA.GOVERNADO POR DITADOR QUE FAZ APOLOGIA AO POPULISMO EXACERBADO, QUE NÃO PERMITE AO POVO ACESSO PLENO ÀS INFORMAÇÕES GLOBALIZADAS.MESMO ASSIM,TÊM MUITOS GOVERNATES SUL AMERICANOS QUE QUEREM SER UM FIDEL CASTRO EM SEUS PAÍSES, INCLUSIVE FAZEM APOLOGIA AO DESENVOLVIMENTO CULTURAL E INTELECTUAL DOS CUBANOS.NESTA ESTEIRA FICA INCLUÍDO OS PRESIDENTES LULA,EVO MORALES,CHAVES,RAFAEL CORREA,CRISTINA,LUGO,ETC.SÃO OS FALASTRÕES, POPULISTAS E ASSISTENCIALISTAS QUE TOLHEM O PROGRESSO INTELECTUAL,CULTURAL,MATERIAL, CIENTÍFICO DAS NAÇÕES POR ELES GOVERNADAS.O EUA QUASE NADA PRECISA MUDAR, PORÉM CUBA NECESSITA DE GRANDE TRANSFORMAÇÃO, EM PARTICULAR NO REGIME TOTALITÁRIO E DITATORIAL, NO CAMPO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DA LIVRE INICIATIVA E AO ACESSO DE SEU POVO A IMPRENSA LIVRE.OUVIR DO PRESIDENTE LULA SUAS BOBAGENS,COMO POR EXEMPLO:"MAROLINHA", "CRISES CAUSADAS POR PESSOAS BRANCAS DE OLHOS AZUIS",ETC.AS PESSOAS COM UM POUQUINHO DE CONHECIMENTO ENTENDEM QUE ISTO NÃO PASSA DE TOLICE E IGNORÂNCIA E ARROGÂNCIA.MESMO ASSIM, O BRASIL CAMINHA PARA DEMOCRACIA, TOLERANDO UM TOLO FALASTRÃO DIZENDO BOBAGENS E MAIS BOBAGENS QUE NADA SOMA E NADA TRANSFORMA.

  • 7. à 01:59 AM em 20 abr 2009, Roberto Jorge Ramalho Cavalcanti escreveu:

    A atitude do presidente Barack Obama de liberar a quota de remersa de dinheiro aos familiares cubanos pelos cucano-amerucanos e estender a eles o direiro à viagens para visitar seus parentes e autorizar empresas de telecomunicações americanas a se estabelecerem em Cuba já é um grande avanço político e econômico do governo americano. Quando perguntado se aceitaria debater todos os assuntos de Cuba, o presidente Raul Castro falou que negociará e falará sobre tudo, desde presos políticos, liberdade de imprensa e gireitos humanos. Vamos ver o que vai acontecer na prática daqui prá frente.

  • 8. à 04:03 PM em 21 abr 2009, Langstein Almeida escreveu:

    Mandei um comentário sobre a atuação de Obama na política esterna dos Estados Unidos, e o texto não foi aceito.
    Gostaria de saber se só será publicado o assunto que incentivar a política retrógrado do Bush!
    Atenciosamente,
    Langstein

̳ iD

̳ navigation

̳ © 2014 A ̳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.