̳

« Anterior | Principal | Próximo »

Pegadas no gelo

Categorias dos posts:

Eric Camara | 2009-04-06, 2:40

pontewilkinsblog.jpg















As notícias são preocupantes: um bloco de gelo do tamanho da Jamaica pode ter se desprendido de duas ilhas no Polo Sul - e pode começar a flutuar livremente em breve.

Em outra parte da Antárctica, segundo , uma camada de gelo conhecida como Wordie desapareceu. Outra, Larsen, segundo o mesmo levantamento perdeu um pedaço de 8,5 mil km2.

A Antárctica parece estar derretendo diante dos nossos olhos. De quem é a culpa? Para os cientistas, do aquecimento global - muito provavelmente, para seguir o estilo cauteloso do IPCC, provocado pela atividade humana.

Do outro lado, no Ártico, o Noaa, departamento americano para estudos oceanográficos e atmosféricos, para os próximos 30 anos, não para o fim do século, como se acreditava.

Restam poucas dúvidas de que as mudanças estão acontecendo, e o consenso científico aponta os gases do efeito estufa como os maiores responsáveis por isso.

Quer ver o quanto você emite? Procure uma calculadora de carbono no país em que você mora. Como essa .

Você acha que pode mudar alguma coisa?

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 02:57 PM em 06 abr 2009, Alessandro Cavalcante escreveu:

    Particularmente considero a terra um ser vivo que reage as ações do homem. Nada tem sido feito no sentido de possuirmos um sistema ecônomico que proteja o meio ambiente e o mais agravante é o aumento da população. Fico imaginando quando a população do planeta atingir o dobro que possui hoje, inevitavelmente não haverá recursos que a população mundial seja sustentada. Da forma que as coisas andam caminhamos para a destruição total do planeta.

  • 2. à 12:23 AM em 07 abr 2009, Víctor Carrion escreveu:

    Infelizmente não restam dúvidas que somos os causadores das mudanças ambientais.
    Plantamos exploração demasiada apoiada em bases egoístas e vaidosas, e a sábia natureza nos dará a colheita.
    Pelo que parece, governos, e mesmo a população, só se darão conta quando estiverem com a água pelo pescoço, literalmente...
    E aí já será muito tarde...
    Que cada um assuma sua parcela de culpa e se una com o próximo para enfrentar os terríveis tempos do porvir!!!
    Paz, união, amor, fé e esperança!

  • 3. à 12:04 PM em 07 abr 2009, Marcos Menezes escreveu:

    Definitivamente não. Nem tento.

  • 4. à 03:10 PM em 07 abr 2009, Juarez Tomé escreveu:

    Que bom, pois a história geológica mostra que o planeta Terra teve vários períodos de glaciação, com sérios eventos de extinção de espécies. Ou seja, o planeta gravita numa órbita que é uma estreita faixa do istem soar que permite a existência de água líquida. Se ele se afasta um apenas um pouquinho do sol, congela...
    Sabe-se que essas glaciações ocorrem a cada 11 mil anos e a última ocorreu a 11 mil anos, ou seja, estaríamos agora no limiar de uma nova fase de congelamento intenso. Com o aquecimento, ficamos livres desse risco. Além disso, um efeito benéfico é que novas áreas solos agricultáveis ficarão disponíveis.
    Talvez tenhamos que mudar algumas populações de local de moradia, mas isso não seria um sério problema...

̳ iD

̳ navigation

̳ © 2014 A ̳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.