̳

Arquivo para janeiro 2010

Rescaldo de Copenhague

Categorias dos posts:

Eric Camara | 10:13, sexta-feira, 15 janeiro 2010

Comentários (5)

Na lista de anti-climax da última reunião das Nações Unidas sobre mudança climática, em Copenhague, certamente fica lá no alto a proibição da participação de organizações não-governamentais nos últimos dias.

A decisão da Convenção do Clima da ONU (UNFCCC, na sigla em inglês) foi duramente criticada pelas ONGs e levou a manifestações pelas ruas da capital.

cop.jpg

A polícia atuou com mão pesada, e milhares de manifestantes acabaram no xadrez dinamarquês. Nesta sexta-feira, uma rede de ONGs entrou com um protesto oficial na UNFCCC contra o tratamento dispensado pela polícia aos manifestantes.

Os ativistas reclamam especialmente do grupo de centenas de pessoas que, ao ser expulso do centro de convenções em que o encontro acontecia no dia 16 de dezembro, acabou entrando em confronto com a polícia.

"Exigimos uma investigação independente sobre as táticas da polícia. A UNFCCC deve revelar que cooperação houve entre a UNFCCC e a polícia e deveria condenar publicamente a ação policial", afirmou Joseph Zacune, da organização Amigos da Terra Internacional.

Nos últimos dias da conferência, lembro-me nitidamente do secretário-executivo da convenção, Yvo de Boer, comparando o acesso que a sociedade civil tem às reuniões sobre o clima com (a falta de) acesso em outros encontros de cúpula, como o G8.

Me pergunto se isso vai continuar assim a partir deste ano ou se Copenhague foi só o início da mudança.

Chuvas, nevascas, secas - como vai ficar o clima em 2010?

Categorias dos posts:

Eric Camara | 14:22, quarta-feira, 6 janeiro 2010

Comentários (6)

Chuvas torrenciais de um lado (Brasil), fortes nevascas de outro (Europa) e, no meio disso tudo, secas intermináveis (África): feliz 2010, leitor!

Ninguém pode afirmar com certeza que esses fenômenos são consequência das mudanças climáticas - mesmo porque há El Niño em atividade no Pacífico - mas, da mesma forma, poucos questionam a possibilidade dessa influência...

O que leva à pergunta que não quer calar: como fica a mudança do clima neste ano?

Quem acompanhou as idas e vindas de Copenhague ao longo do ano passado até chegar ao último capítulo, em dezembro, viu o que aconteceu.

gelo.jpg

Não houve fator Obama - ou Lula - que desse jeito, e o encontro acabou sem acordo com valor legal e medidas obrigatórias. O tick, tick, tick dos ambientalistas continuou ticando.

Dependendo da versão que o leitor prefira, a culpa foi da China ou dos países ricos. Pode-se dizer que o Brasil ficou no meio - nem China nem Estados Unidos, nem rico nem pobre, nem culpado nem inocente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do encontro que, aos 45 minutos do segundo tempo, costurou o fraco Acordo de Copenhague. Estava lá, ao lado de Obama, encarando o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

No fim das contas, as discussões mais espinhosas - metas de redução de gases do efeito estufa para países ricos e globais, obrigações dos países em desenvolvimento, financiamento - ficaram para o Ano Novo.

Mesmo sem uma relação direta inquestionável, os acontecimentos das últimas semanas parecem ditar uma certa urgência ao debate.

Mas o que se pode esperar das negociações sobre mudanças climáticas em 2010?

̳ iD

̳ navigation

̳ © 2014 A ̳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.