̳

Arquivo para agosto 2011

Indigenistas temem massacre de índios isolados

Categorias dos posts:

Eric Camara | 17:51, segunda-feira, 15 agosto 2011

Comentários (0)

Novas denúncias de invasões de traficantes na fronteira entre Brasil e Peru levaram o governo a anunciar o envio de tropas da Força Nacional e do Exército a uma pequena base da Funai (Fundação Nacional do Índio), no Acre.

A pequena base Xinane, da Frente de Proteção Etnoambiental Envira, a 32 km da fronteira peruana, fica a cinco dias de barco da cidade acreana mais próxima, Feijó, e foi criada para proteger uma tribo de índios isolados fotografada pela primeira vez há três anos.

must credit Gleyson Miranda/Funai/Survival https://www.uncontactedtribes.org/fotosbrasil

Gleyson Miranda/Funai/Survival https://www.uncontactedtribes.org/fotosbrasil

Uma operação da Polícia Federal no fim de julho levou à captura de um traficante, mas segundo informações da região, criminosos continuaram lá após a saída das forças de segurança.

O presidente da Funai, Márcio Meira, e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que sobrevoaram a região no dia 9, disseram acreditar que se realmente houver ocorrido algum ataque aos índios, não chegou a ser um massacre.

Indigenistas por sua vez, afirmam que por não terem sido registrados avistamentos confirmados, temem pela segurança da tribo. Para tentar prestar apoio aos índios, embora contra a recomendação das autoridades, um pequeno grupo de sertanistas continua na base.

O diretor da organização de defesa dos direitos indígenas Survival International, Stephen Corry, descreveu o desaparecimento dos índios como uma "angústia extrema". Corry criticou o governo peruano por "não fazer sua parte" no combate às invasões de traficantes.

A Força Nacional brasileira deverá ser deslocada para a região nesta semana e ficar na área até a chegada do Exército, prevista para o fim do mês.

Misturando física quântica com música eletrônica

Categorias dos posts:

Eric Camara | 18:11, sexta-feira, 5 agosto 2011

Comentários (0)

O que o Centro Europeu de Investigação Nuclear (Cern, na sigla em inglês) e a música eletrônica têm em comum? A edição deste ano do festival austríaco Ars Electronica.

Os organizadores do evento anual de artes digitais iniciado em 1979 decidiram neste ano dedicá-lo ao ambicioso projeto transnacional, famoso por seu gigantesco acelerador de partículas, construído na Suíça.

chambre des machines, installation, Nicolas Bernier, Martin Messier, must credit: Kirstie Shanley

La Chambre de Machines - Crédito: Kirstie Shanley

Sob o título "Origens - Como tudo começa", além de música, entre 31 de agosto e 6 de setembro, o Ars Electronica deste ano vai promover palestras com cientistas e artistas, exibir filmes e animações e obras de arte relacionadas ao tema.

Um dos pontos altos, para quem gosta de música eletrônica, vai ser o show da noite de domingo, dia 4/9.

De instalações musicais, como o "heptapiano robótico" do austríaco Winfried Ritsch, e a Chambre des Maschines, de Nicolas Bernier e Martin Messier, até orquestras tocando Bruckner e Edgar Varèse, o evento almeja ir da origem até o ponto atual da música eletrônica.

A parceria do Cern também marca o início do papel de mecenas da instituição de pesquisa.

A partir de agora, ele vai dar o seu selo de aprovação a até dois projetos de artes por ano, desde, claro, que tenham inspiração na física quântica.

̳ iD

̳ navigation

̳ © 2014 A ̳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.