O seu poder …
Enquanto empresas de comunicação estão discutindo o que fazer para não perder poder e relevância, já existe uma aceitação de que os meios tradicionais de mÃdia, mesmo nas suas encarnações eletrônicas, estão dividindo cada vez mais influência com os seus antigos consumidores.
E essa não é uma discussão apenas acadêmica. É o que fica claro no divulgado em janeiro pela , uma multinacional de relações públicas. O trabalho discute e busca entender para onde o poder de influência está migrando e de que forma é possÃvel medi-lo.
Por trás dessa discussão está o debate nada virtual sobre como investir dinheiro e conseguir retorno para vender produtos, serviços e idéias no mundo das redes sociais.
No documento, os especialistas argumentam que ainda não existe um sistema confiável para medir influência e resultados nas diferentes ferramentas de sociabilidade eletrônica.
Para os autores, os primeiros padrões para medir essa influência e transformá-la em dinheiro nasceram com os blogs e, mesmo antes de se tornarem maduros, já precisam ser revistos.
Os especialistas dizem que nos últimos três anos o mundo das redes sociais evoluiu tanto, com ferramentas como o YouTube fazendo um enorme sucesso, que as referências que estavam sendo baseadas em medições de blogs deixaram de ser suficientes.
A discussão não é simples e os próprios autores dizem logo no começo que estão iniciando um debate e admitem que não existem hoje sistemas de medição e avaliação que sejam equivalentes aos que estão estabelecidos para as mÃdias tradicionais.
O debate já está reverberando na rede, em sites como o , e mostra o quão rapidamente o mundo da comunicação está mudando.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
De acordo com esse relatório elaborado pela ELDEMAN e agora divulgado pela bbc brasil, é fácil deduzir que os padrões para medir
a influência da mÃdia eletrônica
nasceram com os blogs.
Os sites que se tornaram públicos, ultimamente estão provocando grandes transformações nos setores de
comunicações. Muitos deles, mostram a força e o poder conquistados no decorrer dos tempos, acelerando ainda mais o processo de comunicação entre os povos que habitam o planeta. Particularmente - e modestamente - o meu blog "Memórias de um repórter do interior", é apenas uma pequena mostra dessa realidade atual. Para conferir basta clicar:
Os cartéis vão aos poucos asfixiando o indivÃduo. Talvez os mais populares sobrevivam, mas popularidade é sinônimo de qualidade?
Não poderia ser o Estado-Mercado.
Mas sim o Capitalismo de Estado!