̳

« Anterior | Principal | Próximo »

Presidente Lula x ex-dissidente Lula

Categorias dos posts:

Rogério Simões | 2010-03-11, 14:37

lulafidel.jpgO dissidente cubano Orlando Zapata Tamayo levou sua greve de fome à últimas consequências. Sua morte, um dia antes da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à ilha dos irmãos Castro, expôs uma face do regime que, se não constrange seus líderes, deixa desconfortáveis muitos de seus admiradores. , o encanador Tamayo era um "preso de consciência", encarcerado em 2004 sob a acusação de "desobediência". Após o fim trágico de seu protesto, a Anistia exigiu de Cuba que liberte todos os outros 54 presos de consciência do país adotados pela entidade. O ex-torneiro mecânico Lula, no entanto, preferiu não se pronunciar em favor do encanador cubano.

O ministro Celso Amorim diz que o presidente Lula . Mas, logicamente, o passado de Lula como ex-preso político, em seus tempos de sindicalista, provoca em muitos um estranhamento, que para alguns chega a indignação. Como poderia Lula, que sofreu nas mãos do governo militar brasileiro, não se solidarizar com prisioneiros de um outro regime ditatorial?

Nessa batalha entre os dois Lulas, o ex-dissidente e o presidente, aparentemente está vencendo o chefe de Estado. Lula estaria, segundo informa o chefe do Itamaraty, respeitando a independência de outra nação ao não criticar publicamente seu governo. Possíveis críticas poderiam estar sendo feitas, imagina-se, mas apenas de forma privada. Tal raciocínio, no entanto, corre o risco de exagerar o realismo que, naturalmente, pauta a função de presidente. Além de chefe de Estado, Lula é chefe de governo, ou seja, precisa manifestar-se ativamente sobre assuntos internacionais, ligados muitas vezes a países específicos. Por isso mesmo Lula não cansa de criticar os Estados Unidos em questões comerciais, por exemplo. Recentemente, criticou diretamente a Grã-Bretanha por causa do seu controle sobre as ilhas Malvinas/Falklands.

Mas o comportamento do presidente sugere que ele acredita ter de preservar um papel supostamente conquistado pelo Brasil nos últimos anos, de líder de um mundo alternativo, que contesta a ordem vigente, criada pelo países desenvolvidos. Lula parece crer que, para garantir tal suposta liderança brasileira, o presidente não pode criticar abertamente Cuba. Nem o Irã, a Rússia ou a China. Assim, Lula estaria, supostamente, garantindo um poder de influência do Brasil sobre essas nações. O preço a pagar seria nunca criticá-los, mesmo que eles deixem prisioneiros políticos morrer de fome ou neguem a ocorrência do Holocausto.

O que o ex-dissidente Lula diria sobre isso? Se Lula fosse apenas um ex-prisioneiro, sem cargo eletivo nem interesses no jogo político internacional, ele possivelmente estaria solidário com a memória do encanador Orlando Zapata Tamayo e outros prisioneiros cubanos. Mas o presidente Lula parece entender que a solidariedade de ex-dissidente e o pragmatismo político de presidente da República não podem caminhar juntos. Há o risco, porém, de que, ao sufocar a compaixão de quem sofreu nas mãos de uma ditadura, o chefe de Estado perca parte da credibilidade conferida por seu passado político. Todo o esforço por um papel de liderança internacional poderia, então, acabar sendo perdido. O governo brasileiro certamente faz seus cálculos e, com eles em mãos, as suas apostas.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 06:25 PM em 11 mar 2010, Marcelo escreveu:

    Tenho 24 anos e não posso comparar diretamente o governo de Lula com outros do passado. Não os vivi politicamente.

    Tendo iniciado ou não nas mãos de outro governo, posso afirmar que temos um Brasil muito bom agora, e que vejo um Brasil melhor ainda no futuro se seguissemos a política de Lula.

    Pelo Brasil que Lula está construindo - ou dando continuidade a construção - devemos acreditar em sua política. Sempre com o olho bem aberto, olhando de perto, mas deixando nosso presidente com a carta branca nas mãos para fazer política como ele vem fazendo e vem dando certo.

  • 2. à 06:27 PM em 11 mar 2010, Fabio Pugliesi escreveu:


    Sugiro reverem sua posição de Lula como dissidente político. Sugiro consultarem/entrevistarem o Prof. Fabio Konder Comparato que, em matéria no "site" do MST, afirmou que Lula nunca foi perseguido ao comentar o PNDH

    Os anos do Governo Figueiredo foram muito conturbados e muito precisa ser esclarecido. Eu era representante do corpo discente no Conselho dos professores da Faculdade de Direito da USP em 80, quando o jurista Dalmo Dallari foi preso junto com Lula.

    O prof.Fabio Comparato foi presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.

    Por favor, verifiquem isso. O papel da ̳ é fundamental para esclarecer a opinião pública brasileira à vésperas desta eleição apaixonada que se avizinha.

    att

    Prof. Dr. Fabio Pugliesi

  • 3. à 07:33 PM em 11 mar 2010, Paulo Bento Bandarra escreveu:

    Lula é uma pessoa completamente inconsistente e contraditória consigo mesmo. Demonstra isto depois de passar 20 anos combatendo a economia que acabou fazendo durante seus dois mandatos, uma política francamente capitalista e neoliberal e se jactando pelos seus resultados obtidos com ela(comprovando que passara 20 anos errado e prejudicando profundamente o país). Fez isto no Mensalão e nos elogios constante a Sarney. Assim como agora ao se alinhar ao atraso e as ditaduras do mundo com sua cumplicidade econômica e diplomática.

  • 4. à 12:49 AM em 12 mar 2010, Clara escreveu:

    Finalmente um texto lucido sobre esse assunto! A critica ao Lula foi perfeita, pq eh real. Eh obvio que ele nao acredita que a morte do dissidente foi uma coisa normal, mas tem medo de assumir isso criticamente e se ver em maus lencois em Cuba. Talvez isso seja baseado em interesses comerciais, e seria normal em qualquer presidente do mundo. Mas essa atitude pode comecar a manchar sua reputacao.

  • 5. à 12:51 AM em 12 mar 2010, ABRAÃO SALES escreveu:

    O LULA RICO DE HOJE (SEUS FILHOS FICARAM RICOS RAPIDAMENTE) NÃO É O MESMO LULA QUE APANHOU DA POLICIA E FOI PRESO NO TEMPO DA DITADURA MILITAR. NÃO FEZ GREVE DE FOME PORQUE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA NÃO FOI TÃO CRUEL COMO A DITADURA ATUAL CUBANA, E ELE FOI LOGO POSTO EM LIBERDADE. SE OS CUBANOS DISSIDENTES SÃO BANDIDOS, O ATUAL GOVERNO PETISTA TAMBEM ESTA RECHEADOS DE EX-DISSIDENTES BANDIDOS.

  • 6. à 10:53 AM em 12 mar 2010, Willan Yahz escreveu:

    Vale fazer uma observação. Lula nunca "sofreu nas mãos do governo militar brasileiro". Ao contrário de seus companheiros de cela, ele sempre contou com a gentileza das autoridades militares em razão da sua grande popularidade frente ao povo. Talvez isso explique a sua neutralidade em relação aos presos políticos de Cuba, pois a greve de fome que ele alega ter feito em 1980 não passou de uma encenação barata. Lamentável que esse tipo de informação não chega aos estrangeiros, que baseiam seu julgamento no mito e não na pessoa, dando origem a expressões infelizes como "esse é o cara!", quando deveria ser "esse é o cara de pau!".

  • 7. à 01:18 PM em 12 mar 2010, úڱ escreveu:

    Os norte-americanos também tem seus dissidentes,e são tratados de forma bem pior:ninguém os vê,ignora se estão vivos e intactos,em sua maioria foram sequestrados de diferentes pontos do globo,tampouco se sabe o número certo do ques estão confinados.AH! O endereço é conhecido: como não podia deixar de ser é em Cuba,mesmo.

  • 8. à 01:39 PM em 12 mar 2010, José Pedro escreveu:

    Lula vendeu sua alma, se teve uma, o dissidente mártire deve ser reconhecido com um herói que deu sua vida à luta contra o comunismo, a forma mais desumana de se governar um povo, os privando da coisa mais bela, que é a liberdade.

  • 9. à 01:18 PM em 13 mar 2010, Cícero Silva escreveu:

    É inegável a melhora econômica do Brasil nos últimos anos.

    Mas, a meu ver, fica nisso: melhora econômica. Diria mais: não sustentável.

    Além do óbvio descaso com a educação, parece-me, há uma permissividade exagerada com a corrupção, que vem minando a capacidade de reação de nossa sociedade.

    Não entro no mérito se o "boom" ocorre devido a continuação da política de FHC, mas sei que árvores sem raízes profundas perecem logo.

    Não podemos aceitar a degeneração da condição humana como "mal necessário".

    Não se pode tudo. Há um limite moral. E isso tem seu preço.

  • 10. à 04:53 PM em 13 mar 2010, é escreveu:

    Caro Marcelo (comentário 1)

    Sugiro a leitura do "Contrato Social " de Jean-Jacques Rousseau.

  • 11. à 06:07 PM em 14 mar 2010, Adroaldo escreveu:


    HAHAHAHA
    o Lulla nunca foi dissidente, pelo contrário, foi o único sindicalista vivo da Ditadura, dizem até que foi "O" protegido do Globeri.

  • 12. à 11:36 PM em 14 mar 2010, Celso P. Pimenta escreveu:

    A nova e lúcida política externa independente, construída pelo gênio diplomático de Celso Amorim, não permite ingerências/pressões com a que os EUA quizeram fazer contra a visita de Lula ao Irã.
    Para isso a recíproca tem que ser verdadeira, ou seja, o Brasil também não pode ficar dando pitacos na política interna de outros países se quiser continuar sendo independente em sua política externa.

  • 13. à 01:14 PM em 15 mar 2010, Raimundo Rodrigues Sales escreveu:

    O mundo esta vivendo uma situação de extrema penuria de homens serios valoriza mais as coisas materiais de que os seres homanos entretanto precisamos criar uma nova ordem que seja justa para toda a humanidade.

  • 14. à 01:31 PM em 15 mar 2010, Roberto Küll Júnior escreveu:

    Os homens velhos também cultivam fantasias, têm medo de dizerem o que pensam e pagam um preso alto para saírem do silêncio.
    Quem fala muito - Lula sabe disso, acaba se expondo, quem denuncia também.
    Vivemos num mundo de máscaras e mascarados. A política é um bom exemplo: um riso não significa um sinal de afeto, nem tão pouco uma demonstração de cumplicidade. É só um tempero para o que está por natureza destemperado.
    Ser verdadeiro e probo na política, nos tempos atuais, é dar atestado de idiotice.
    Os ventos que sopram no Itamaraty pós-ditadura não são muito diferentes de antes...
    Antes se escondia a verdade para ocultar alguns segredos e hoje a verdade é mascarada, distorcida para esconder outras verdades e legitimar a ilicitude. Será que as perseguições e outras coisas terminaram, só porque terminou a ditadura?
    O Lula continua sendo um ex-prisioneiro da sua própria consciência e por não poder falar abertamente o que pensa. E de alguma forma, todos, em algum momento, somos de alguma forma, ex-prisioneiros também.
    A "Polítika" com "K" é a que impera hoje no Brasil. A política de uma sociedade que está invertendo os seus valores para os valores de consumo, e se esquecendo dos valores e deveres humanos. As Leis são banalizadas. Para os pobres a punição a coerção e a severidade. Já para os políticos, juízes, promotores e delegados... Penas brandas.
    Os legisladores deveriam pensar numa forma de penas mais severas para os que usam os aparelhos do Estado para ilicitudes.
    Também tenho minhas fantasias e pago um preço alto por elas.

  • 15. à 09:08 PM em 15 mar 2010, ZEGERALDO escreveu:

    ܱ,á...?

  • 16. à 01:56 AM em 16 mar 2010, Carlos Almeida Przybylski escreveu:

    Não encontrei espaço para observar algo extranho no site da ̳...A parte referente a ciência está entregue as moscas !!!!! A maioria das noticias são de meados de Fevereiro!!! o que está acontecendo ????? Que saudade da velha ̳ que não tinha muitos brasileiros na redação para estragar as coisas... Gostaria de saber também se a ̳ Brasil passou a fazer parte do PIG !!!!!

  • 17. à 12:51 PM em 16 mar 2010, Julia Donna escreveu:

    Quem foi Zapata Tamayo?! Apesar de toda a maquilhagem, se trata de um preso comum que iniciou a sua atividade delituosa em 1988. Julgado pelos delitos de “violação de domicílio” (1993), “lesões menos graves” (2000), “estafa” (2000), “lesões e posse de arma branca” (em 2000 provocou feridas e fratura linear no crânio ao cidadão Leonardo Simón, empregando um machete), “alteração da ordem” e “desordem pública” (2002) entre outras causas, nada ligadas à política. Em 9 de março de 2003, foi libertado sob caução e no dia 20 desse próprio mês cometeu um novo delito. Tendo em conta os seus antecedentes e condição penal, desta vez foi condenado a três anos de prisão, mas, nos anos seguintes, a sentença inicial foi se ampliando de forma considerável, por causa de sua conduta agressiva na prisão.

    Na lista dos chamados presos políticos, elaborada em 2003 pela manipulada e já desaparecida Comissão de Direitos Humanos da ONU, para condenar Cuba, o nome de Tamayo não aparece — tal como afirma, a agência Efe, sem ter verificado os fatos e as fontes — apesar de que sua detenção se produziu na mesma época da dos mercenários. Caso ter existido uma intencionalidade política prévia, Tamayo não teria sido libertado onze dias antes. Ávidos de incluir o maior número de elementos supostos ou reais nas fileiras da contra-revolução, por um lado, e por outro lado, convicto das vantagens materiais que representava uma “militância” atiçada pelas embaixadas estrangeiras, Zapata Tamayo adotou um “perfil político”, numa época em que seu cadastro penal já era extenso.

    Atuando no novo papel, foi estimulado uma e outra vez por seus mentores políticos a iniciar greves de fome, as quais foram enfraquecendo definitivamente seu organismo. A medicina cubana o assistiu. Nos diferentes hospitais onde foi tratado existem especialistas muito qualificados, aos que se acrescentaram outros de diferentes centros — os quais não pouparam recursos para o seu tratamento. Recebeu alimentação por via parenteral. A família foi informada de cada passo. Sua vida foi prolongada durante muitos dias mediante respiração artificial. De tudo o antes exposto existem provas documentais.

  • 18. à 02:09 PM em 16 mar 2010, Roni albuquerque escreveu:

    Bom em se falando de presidentes, o LULA, vem sendo um bom politico, um bom articulador mundial, esta fazendo com que a voz dos brasileiros alcançem lugares antes inimaginaveis por nos, sabemos que em nosso pais temos muitas coisas para melhorar, mas com o passar dos anos isso irá acontecer, mas deixo uma pergunta a todos oa criticos de plantão:
    Será melhor ficar criticando o LULA, ou será melhor torcer que ele consiga levar ao mundo nossas ideias e pensamentos, levando-se em consideração que o nosso planeta esta em transformação e isso só não ver quem não quer, será que essas criticas destrutivas não acabam por interferir em nosso processo evolutivo? pensem nisso antes de mandar criticas aos presidentes.... penso que se mandarmos bons pensamentos a todos, a ordem mundial será reestabelecida com o BRASIL sendo meiador de muitos assuntos conflitosos e alcançando bons resultados... bom dia..

  • 19. à 05:03 PM em 16 mar 2010, Grilo D escreveu:

    Apesar de uma política externa extremamente saudável (vide negociações equilibradas com israelenses e palestinos, aproximação com a América Latina, acordos comerciais com países que antes nem eram lembrados), Lula peca no excesso de proteção a Fidel Castro.
    É evidente que há violações graves dos Direitos Humanos na ilha e Lula, como grande negociador que é, deveria levar estas questões à mesa de discussões, inclusive ao fazer acordos. Não se trata de intromissão, mas de não dar pérolas aos porcos.
    É a mesma coisa que os EUA fazem com Israel - este mata, aquele paga a conta. Vamos ver se as atuais críticas saem do palavreado.
    çDz,
    Grilo D

  • 20. à 01:47 PM em 17 mar 2010, Celso P. Pimenta escreveu:

    Em acréscimo ao que Julia Donna escreveu acima, é bom destacar que a mídia amestrada usa dois pesos e duas medidas na sua sórdida campanha contra o governo cubano. Quando, por exemplo, houve greves de fome, aí sim por motivos políticos, de militantes do IRA contra o governo do Reino Unido todos foram ouvidos, o que não acontece agora.
    E, como disse Julia, os tais "dissidentes" eram presos comuns condenados por diversos delitos e que foram adotados pelos anticastristas que acionaram a mídia anticubana (toda a "grande" mídia) americana e latino-americana.
    Essa mesma mídia omitiu também que os chamados "presos políticos" cubanos, foram condenados em julgamentos regulares, com direito à defesa, por terem sido subornados pelo ESCRITÓRIO DOS EUA em Havana para promover antividades contra o governo de Cuba.

  • 21. à 03:10 PM em 18 mar 2010, BENITO VILLARIM escreveu:

    Não precisa ter vivido, basta lêr a história, leia antes socrates,platão,lá voce vai encontrar o berço da democracia.

    Democracia muitas vezes, não é ser de direita ou esquerda,mjas sim sobretudo a defesa intransigente dos direitos humanos, da liberdade de expressão, govêrnos são passageiros, e é bom que mude, para oxigenar de novas ideias uma nação democratica, a continuidade é a mãe da prepotencia, e da corrupção além da subversão dos valores eticos de uma nação.

̳ iD

̳ navigation

̳ © 2014 A ̳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.