̳

Arquivo para 2010-03

BC eleva projeção de inflação para 2010

Caio Quero | 11:36, quarta-feira, 31 março 2010

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador de inflação usado pelo Comitê de Política Monetária para determinar a trajetória da taxa básica de juros, deve fechar 2010 em 5,2%, índice bem acima do centro da meta do governo, que é de 4,5%.

A estimativa consta do , divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira.

Segundo o BC, a recuperação da economia brasileira e internacional após a crise financeira global causou uma reversão "da dinâmica inflacionária favorável" que havia sido registrada "em grande parte do ano passado", o que fez com que a inflação do primeiro bimestre de 2010 já fosse a mais elevada para o período desde 2004.

O Banco Central aponta ainda a "formação de um cenário mais negativo para a inflação", impulsionado pelo setor de serviços e pelos preços industriais no atacado "que estão se elevando significativamente, o que ainda repercutirá nos índices ao consumidor".

As novas estimativas do BC para a inflação são também maiores que a do último relatório, divulgado em dezembro do ano passado e que previa que o IPCA fechasse 2010 em 4,6%.

Para 2011, o Banco Central prevê que a inflação fique um pouco abaixo do centro da meta, em 4,4%, já influenciada por um aumento na taxa básica de juros.

O BC manteve a previsão de crescimento de 5,8% no PIB deste ano, a mesma do relatório anterior.

Violência cai nas grandes cidades, mas cresce no interior do Brasil

Caio Quero | 13:03, terça-feira, 30 março 2010

Um estudo divulgado nesta terça-feira aponta que, enquanto os índices de homicídios se estagnaram ou caíram nas capitais e regiões metropolitanas no período que vai de 1997 a 2007, eles passaram a crescer nas cidades do interior dos Estados, em um fenômeno conhecido como "interiorização da violência".

Segundo a pesquisa , realizada pelo Instituto Sangari e que leva em conta dados do Ministério da Saúde e da OMS, em 1997, as capitais do país eram responsáveis por 42,6% de todos dos homicídios registrados no Brasil.

Dez anos depois, no entanto, esta proporção caiu drasticamente, para 34,6%.

O mesmo movimento foi registrado nas dez maiores regiões metropolitanas do país, onde as taxas de homicídios caíram de 48,4 para cada 100 mil habitantes em 1997 para 36,6 por 100 mil dez anos depois.

Entretanto, de acordo com o levantamento, a taxa de homicídios no interior dos Estados passou de 13,5 por 100 mil habitantes em 1997 para 18,5 por 100 mil em 2007.

Isto não significa que as taxas de homicídios do interior sejam maiores que as das grandes cidades, mas que o crescimento no número de assassinatos se concentrou nestes municípios, e não mais nas capitais e regiões metropolitanas, como acontecia anteriormente.

De acordo com os autores do estudo, entre os motivos para este movimento está o próprio crescimento de algumas cidades do interior, que passaram a atrair mais investimentos e, por conseguinte, maior criminalidade.

Além disso, houve um aumento nos investimentos em segurança nos grandes centros urbanos, o que pode ter feito com que a criminalidade migrasse para áreas com menor repressão do Estado.

Outro motivo apontado seria a maior cobertura dos sistemas de coleta de dados sobre mortalidade, que diminuiu o número de homicídios que não são computados pelas autoridades.

De forma geral, segundo a pesquisa, a taxa de homicídios do Brasil ficou praticamente inalterada no período estudado, passando de 25,4 a cada 100 mil habitantes em 1997 para 25,2 a cada 100 mil em 2007.

Lula nega estar fazendo campanha antecipada para Dilma

Caio Quero | 13:51, sexta-feira, 26 março 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou em uma entrevista publicada nesta sexta-feira estar fazendo campanha antecipada para a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e afirmou que as acusações de propaganda irregular são "barulho da oposição".

As declarações foram publicadas no jornal , de Salvador, um dia depois de Lula ter recebido uma multa de R$ 10 mil do Tribunal Superior Eleitoral por supostamente fazer propaganda irregular para a ministra.

"A decisão do TSE não é definitiva, de maneira que meus advogados vão entrar com recurso. Espero que a multa seja anulada, uma vez que, no meu entendimento, não houve nem tem havido campanha antecipada, nem dissimulada", disse o presidente.

Lula ainda afirmou que as acusações de que está fazendo campanha antecipada para Dilma têm razões políticas e disse que as inaugurações em que comparece acompanhado da candidata servem para "prestar contas à população"

"O fato concreto é que todo esse barulho é feito pela oposição por razões políticas. Veja, quando ela esteve no governo, não havia empreendimentos, não havia obras, não havia nada para ser inaugurado".

Multa

Lulana última quinta-feira pelo TSE por supostamente ter feito campanha antecipada para Dilma durante um evento em São Paulo no último dia 22 de janeiro.

Ao decidirem pela multa, os ministros do TSE acataram um recurso do PSDB, PPS e DEM. O TSE, no entanto, não multou a ministra Dilma Rousseff, por entender que ela não tinha conhecimento sobre o fato.

Esta é a segunda multa aplicada pelo TSE a Lula neste mês. No último dia 18 de março, o TSE condenou Lula por supostamente ter feito campanha para Dilma em um evento em maio de 2009.

O presidente pode recorres das duas multas.

Indústria operou abaixo da capacidade instalada em fevereiro

Caio Quero | 11:35, sexta-feira, 26 março 2010

Apesar do otimismo dos empresários com relação aos próximos seis meses, dados divulgados nesta sexta-feira pela CNI apontam que a indústria brasileira continuou operando abaixo de sua capacidade usual em fevereiro.

De acordo com a , que ouviu 1.234 empresas entre os dias 1º e 22 de março, o índice de utilização da capacidade instalada ficou abaixo dos 50 pontos em uma escala que vai de zero a cem, o que indica um nível abaixo do usual para o mês.

Além disso, em média, os estoques da indústria também estavam abaixo do planejado para fevereiro.

O indicador também aponta que a produção nas indústrias pesquisadas ficou praticamente estável em relação a janeiro.

Mesmo assim, as expectativas dos industriais para os próximos seis meses continuam positivas, principalmente em relação às exportações.

Segundo a CNI, entre os setores com melhor desempenho estão as indústrias de bebidas, material eletrônico e de comunicações, que trabalharam com uma utilização da capacidade instalada acima do usual no mês passado.

Câmara do DF marca eleições indiretas para governador

Caio Quero | 17:56, quinta-feira, 25 março 2010

Depois de ter tido três pessoas ocupando o cargo de governador em pouco mais de um mês, o Distrito Federal se prepara agora para ver o novo líder do Executivo ser eleito de maneira indireta pelos deputados distritais

A decisão foi publicada nesta quinta-feira pelo , em um ato da Mesa Diretora que declara vagos os cargos de governador e vice-governador do Distrito Federal.

A eleição indireta para o preenchimento dos cargos está marcada para o dia 17 de abril, e a posse do novo governador do DF deve acontecer dois dias depois.

Atualmente, o cargo é ocupado interinamente por Wilson Lima, que era presidente da Câmara Distrital quando o ex-vice-governador Paulo Octávio - que assumiu após a prisão de José Roberto Arruda, em fevereiro - renunciou ao cargo.

O cargo de governador foi declarado vago pelo Legislativo do DF depois de o Tribunal Regional Eleitoral ter cassado o mandato de Arruda por infidelidade partidária.

O ex-governador, acusado de ser o líder de um esquema de corrupção conhecido como 'Mensalão do DEM', decidiu não recorrer da decisão.

O destino do Distrito Federal, no entanto, não está apenas nas mãos da Câmara Legislativa.

Um parecer da Procuradoria Geral da República pedindo por uma intervenção federal no governo do DF ainda está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal e, segundo seu relator, ministro Gilmar Mendes, deve ser julgado até o dia 23 de abril.

Desemprego sobe, mas tem menor nível para um mês de fevereiro

Caio Quero | 13:16, quinta-feira, 25 março 2010

A taxa de desemprego fechou o mês de fevereiro em 7,4%, em uma ligeira alta em relação a janeiro (quando foi de 7,2%), mas no menor patamar para um mês de fevereiro desde o início da série histórica, em 2003.

Segundo a divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira, o número de pessoas ocupadas no mês passado ficou praticamente estável em relação a janeiro, mas apresentou um crescimento de 3,5% em comparação a fevereiro de 2009, quando o país sofria com os efeitos da crise.

Além disso, houve um crescimento no número de trabalhadores com carteira assinada na comparação com janeiro, com um aumento de 1,6% na quantidade de vagas formais.

Apesar dos bons indicadores, este é o segundo mês seguido em que a taxa de desemprego cresce, depois de ter registrado 6,8% em dezembro, o menor nível desde 2002.

O IBGE aponta ainda que houve um aumento no rendimento médio dos trabalhadores no mês passado, que passou a ser de R$ 1.398,90.

Ainda segundo a pesquisa, apenas o setor de serviços domésticos registrou uma queda (-3,4%) no número de pessoas ocupadas no mês. Os outros permaneceram estáveis ou registraram aumento.

Copom dá sinais de que aumentará juros em abril

Caio Quero | 11:36, quinta-feira, 25 março 2010

A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central indica que deve haver um aumento na taxa básica de juros já no próximo encontro do órgão, marcado para os dias 27 e 28 de abril.

Segundo o , houve um consenso entre os membros do comitê quanto "à necessidade de se implementar um ajuste na taxa básica de juros".

O principal motivo para a medida seria a constatação de que pressões inflacionárias antes localizadas, agora podem comprometer a trajetória do índice como um todo. Segundo o comitê, o aumento nos juros serviria para "conter o descompasso entre o ritmo de expansão da demanda doméstica e a capacidade produtiva da economia".

O documento ainda revela que três dos oito membros do Copom votaram por um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros já na reunião da semana passada.

A maioria dos membros do comitê, no entanto, preferiu aguardar a evolução do cenário econômico até a próxima reunião, votando pela manutenção da taxa Selic em 8,75% ao ano, sem viés.

Contribuiu para a tese da manutenção da taxa o fato de o governo ter iniciado o processo de retirada do pacote de estímulos à economia lançado durante a crise econômica.

"A maioria dos membros do Copom, tendo em vista as informações disponíveis neste momento, aliado ao fato de que já está em curso o processo de retirada dos estímulos introduzidos durante a crise, entendeu ser mais prudente aguardar a evolução do cenário macroeconômico até a próxima reunião do Comitê, para então dar início ao ajuste da taxa básica", diz o documento.

Petrobras tem o 2º maior lucro entre empresas da América Latina e EUA

Caio Quero | 13:33, segunda-feira, 22 março 2010

A Petrobras teve em 2009 o segundo maior lucro entre as empresas de capital aberto dos Estados Unidos e América Latina, de acordo com um levantamento feito pela consultoria .

No ano passado, quando a crise econômica afetou o desempenho de empresas de todo o mundo, a estatal brasileira registrou (ou US$ 16,6 bilhões), cifra 12% menor que a alcançadaem 2008.

Mesmo assim, o lucro fez com que a empresa saltasse da quinta colocação para o segundo lugar no ranking das empresas dos EUA e da América Latina que mais lucraram.

Segundo a Economatica, a única companhia que apresentou lucro maior que a Petrobras em 2009 foi a americana Exxon Mobil, também do ramo petrolífero.

De modo geral, o ranking da Economatica permite perceber que houve uma queda generalizada nos lucros das empresas no ano passado, em uma consequência direta da crise.

O lucro da Exxon Mobil, por exemplo, passou de US$ 45,2 bilhões em 2008 para US$ 19,2 bilhões no ano passado.

Na terceira colocação entre as empresas da região que mais lucraram está a Microsoft, seguida pela rede Wal Mart.

A Petrobras é a única empresa latino-americana no ranking das 20 companhias que mais lucraram em 2009, segundo a Economatica.

Serra e PSDB reforçam sinais de candidatura à Presidência

Caio Quero | 17:10, sexta-feira, 19 março 2010

Depois de meses evitando uma confirmação oficial de sua candidatura à Presidência, o governador de São Paulo, José Serra, parece ter aproveitado a data de seu aniversário, nesta sexta-feira, para reforçar os sinais de que será ele o representante do PSDB na disputa contra a petista Dilma Rousseff nas eleições de outubro.

Em uma entrevista a um programa de televisão nesta sexta-feira, Serra afirmou que "não vai fazer campanha" enquanto estiver no cargo, mas que sua candidatura à Presidência deve ser lançada no início do mês que vem.

"Não estou negando (a candidatura), apenas estou dizendo que neste momento, enquanto eu estiver no governo, eu não vou fazer campanha", disse.

Questionado sobre o crescimento da candidata do PT nas pesquisas, Serra afirmou que "vai ter muito tempo pela frente e esse efeito vai passar".

"Faltam poucos dias", respondeu o governador quando perguntado sobre quando lançaria a campanha. Serra ainda complementou dizendo que o lançamento de sua candidatura será "no começo de abril".

As declarações do governador foram feitas na mesma semana em que o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, afirmou que o partido pretende lançar a candidatura de Serra no dia 10 de abril.

"Estamos trabalhando com a hipótese de lançá-lo no dia 10 de abril. Quando o Serra sair do governo, vem a Semana Santa. Quando terminar a Semana Santa, ele será candidato. Nada mais lógico, mais tranquilo, mais seguro e mais correto", disse o presidente do PSDB.

Para poder concorrer à Presidência, Serra terá que se desincompatibilizar do cargo de governador de São Paulo até 3 de abril, como determina a legislação eleitoral.

Governo bloqueia R$ 21,8 bi do Orçamento de 2010

Caio Quero | 18:19, quinta-feira, 18 março 2010

O anunciou nesta quinta-feira um bloqueio de R$ 21,8 bilhões no Orçamento de 2010, o maior contingenciamento orçamentário feito durante os dois mandatos do presidente Lula.

O corte foi anunciado durante a divulgação da primeira avaliação bimestral das receitas e despesas do governo federal de 2010.

Segundo o ministério, o bloqueio - maior inclusive que o do ano passado, quando o país vivia o auge da crise - deve-se a uma estimativa de queda de R$ 17,8 bilhões nas receitas líquidas em relação ao previsto na Lei Orçamentária.

Além disso, o governo estima que as despesas primárias de execução obrigatória tenham um acréscimo de R$ 1,4 bilhão em relação ao previsto na lei.

De acordo com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o governo preferiu fazer projeções "conservadoras" nesta primeira avaliação bimestral. Segundo ele, se houver erros "teremos margem para consertar para cima".

O contingenciamento, que já foi usada em outros anos, tem o objetivo de cumprir a meta de superávit primário e parte do montante bloqueado pode ser liberado ao longo do ano, dependendo das condições econômicas, de acordo com a assessoria do ministério.

Neste ano, a meta do superávit primário (economia de recursos para o pagamento dos juros da dívida) subiu para 3,30% do PIB, ou R$ 113,9 bilhões. No ano passado, devido à crise, a meta havia sido reduzida para 2,5% do PIB.

A revisão deve-se a um aumento na projeção do governo para o crescimento da economia de 5% para 5,2%.

O governo, no entanto, também revisou sua previsão para a inflação, estimando que o IPCA deve ficar em 4,99%, acima, portanto, do centro da meta de 4,5%.

Arrecadação federal tem recorde para fevereiro

Caio Quero | 12:26, quinta-feira, 18 março 2010

O no último mês de fevereiro R$ 53,541 bilhões em impostos e contribuições federais, número que, segundo a Receita Federal, foi o melhor para um mês de fevereiro em toda a série histórica.

De acordo com a Receita, o resultado do mês passado foi 13,23% maior que o de fevereiro de 2009, período em que a crise econômica derrubou a arrecadação, fazendo com que ela fosse 9,1% menor que o de fevereiro de 2008.

Os números da arrecadação de fevereiro também foram 27,25% menores que os de janeiro.

No acumulado do ano, no entanto, a arrecadação foi 13,46% maior que a dos dois primeiros meses de 2009, quando foi registrada a maior queda para o período desde 1996.

Segundo o governo, o principal motivo para os bons resultados no primeiro bimestre foi a recuperação econômica, com uma aceleração na arrecadação do IPI, por exemplo, devido ao aumento na produção.

No ano passado, a queda na arrecadação devido à crise e o aumento nos gastos fizeram com que governo tivesse dificuldades em cumprir a meta de economia de recursos para o pagamento dos juros da dívida, conhecida como superávit primário.

Para se aproximar da meta, o governo acabou por utilizar uma manobra contábil que foi autorizada por uma medida provisória publicada no final do ano passado.

PSDB prevê lançamento do nome de Serra no dia 10

Caio Quero | 16:37, quarta-feira, 17 março 2010

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, afirmou nesta quarta-feira que o governador de São Paulo, José Serra, deve ser oficialmente lançado no próximo dia 10 de abril como indicado do partido para disputar as eleições presidenciais de outubro.

As declarações foram feitas durante uma videoconferência com internautas realizada por meio do site de relacionamentos Twitter.

"Estamos trabalhando com a hipótese de lançá-lo no dia 10 de abril. Quando o Serra sair do governo, vem a Semana Santa. Quando terminar a Semana Santa, ele será candidato. Nada mais lógico, mais tranquilo, mais seguro e mais correto", disse o presidente do PSDB.

Para poder concorrer à Presidência, Serra terá que se desincompatibilizar do cargo de governador de São Paulo até 3 de abril, como determina a legislação eleitoral. O governador, no entanto, ainda não confirmou oficialmente sua decisão.

Ainda segundo o presidente do PSDB, o lançamento do nome de Serra deve ocorrer em uma cerimônia em Brasília.

"O anúncio será em Brasília. Brasília é a capital do Brasil, aqui é a síntese das influências brasileiras e é da tradição brasileira que as campanhas sejam lançadas aqui. Nós vamos lançar a campanha do nosso candidato aqui, com brasileiros de todo lugar", disse.

Uma pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira aponta o governador de São Paulo liderando a disputa pela Presidência, com 35% das intenções de votos contra 30% da pré-candidata do PT, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

No mesmo levantamento, o deputado federal Ciro Gomes, do PSB, aparece com 11% das intenções de voto e Marina Silva, do PV, com 6%.

Criação de empregos tem recorde para fevereiro

Caio Quero | 14:13, quarta-feira, 17 março 2010

O número de empregos com carteira assinada criados no Brasil em fevereiro foi o maior já registrado para o mês desde 1992, quando teve início a série histórica, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério do Trabalho.

Segundo as informações do (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram criados 209.425 empregos formais no Brasil em fevereiro, em um aumento de 0,63% em relação a janeiro.

O recorde anterior para o mês havia sido registrado em 2008, quando foram criados quase 205 mil empregos com carteira assinada.

De acordo com o Ministério do Trabalho, houve "uma expansão generalizada" do emprego em fevereiro, com destaque para os setores de serviços (que registrou um aumento de 0,65% nas contratações), indústria de transformação (crescimento de 0,84%) e construção civil (aumento de 1,5%).

No total, foram criados 390.844 postos de trabalho no primeiro bimestre de 2010, número que, de acordo com o Ministério do Trabalho, também é o maior da série histórica para os dois primeiros meses do ano.

TRE cassa mandato de José Roberto Arruda

Neli Pereira | 20:58, terça-feira, 16 março 2010

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) decretou nesta terça-feira a perda do mandato do governador afastado José Roberto Arruda (sem partido) por infidelidade partidária.

A votação foi apertada e a cassação foi aprovada por quatro votos a três.

De acordo com a regra de fidelidade partidária, Arruda pode recorrer da decisão ao TSE. Caberá ao relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral decidir se o ex-governador do DF poderá recorrer da decisão no cargo.

Em casos de cassação, a legislação ainda determina que o TRE-DF comunique imediatamente a decisão à Câmara Legislativa do Distrito Federal para que, no prazo de dez dias, dê posse ao substituto do governador.

Como não há vice, já que Paulo Octávio renunciou ao cargo, a legislação do DF estipula a posse direta e definitiva do presidente do Legislativo, no caso, o deputado Wilson Lima (PR) que já está no exercício do cargo.

Brasil faz consulta sobre 2ª parte de retaliação aos EUA

Caio Quero | 11:41, segunda-feira, 15 março 2010

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior iniciou nesta segunda-feira uma sobre medidas relativas à suspensão de direitos de propriedade intelectual de empresas dos Estados Unidos que devem ser adotadas como parte da retaliação brasileira aos subsídios dados pelo governo americano aos produtores de algodão.

As medidas foram autorizadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e serão um complemento às sobretaxas que passarão a ser cobradas de 102 produtos importados dos Estados Unidos que foram anunciadas na semana passada.

Durante o prazo de consulta pública, com duração de 20 dias, cidadãos e empresas brasileiras poderão fazer sugestões de que áreas e produtos devem ser afetados.

Na resolução publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, o governo apresenta uma lista de medidas como proposta inicial.

Entre elas está a redução do prazo de patentes para medicamentos e softwares, além da liberação para que filmes de produção americana possam ser exibidos na televisão brasileira, sem custo.

Ao contrário das sanções na área de produtos, que tornam as importações mais caras, a retaliação em propriedade intelectual tende a reduzir o preço final ao consumidor, segundo o Ministério.

O chefe do departamento econômico do Itamaraty, ministro Carlos Márcio Cozendey, disse que, no caso das retaliações em propriedade intelectual, os prejuízos aos produtores americanos são "maiores".

"Por isso esperamos que, com essas medidas, as empresas americanas nos ajudem, atuando junto ao Congresso americano, para que possamos chegar a um acordo que evite as retaliações", disse o diplomata.

A expectativa é de que uma comitiva comercial dos Estados Unidos venha ao Brasil no início de abril discutir uma proposta de acordo, mas, segundo Cozendey, as medidas brasileiras "já estão em vigor" e não serão alteradas em função da visita.

Após o prazo de consulta pública, o governo brasileiro terá de ajustar as propostas para que o total da retaliação em propriedade intelectual não ultrapasse os US$ 238 milhões autorizados pela OMC.

IBGE revisa para cima PIB de trimestres anteriores

Caio Quero | 19:18, quinta-feira, 11 março 2010

No mesmo dia em que divulgou dados que apontam que houve uma retração de 0,2% no Produto Interno Bruto brasileiro no ano passado, o IBGE revisou para cima os resultados do PIB do segundo e terceiro trimestres de 2009.

Segundo os novos dados revisados, a economia brasileira cresceu no terceiro trimestre do ano passado 1,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Em dezembro, o IBGE havia afirmado que a expansão havia sido de 1,3%.

Já o resultado do PIB do segundo trimestre de 2009, que já havia sido revisado para 1,1%, sofreu mais uma alteração. De acordo com os novos dados, a expansão em relação ao primeiro trimestre foi de 1,4%.

De acordo com as novas informações, no entanto, a queda do PIB no último trimestre de 2008 foi ainda maior que o anteriormente divulgado.

Em dezembro, o IBGE havia informado que o PIB do período havia apresentado uma retração de 2,9%. Segundo os dados revisados, no entanto, a queda foi de 3,5%.

Novo general brasileiro comandará forças da ONU no Haiti

Caio Quero | 17:34, quinta-feira, 11 março 2010

A Organização das Nações Unidas anunciou nesta quinta-feira uma mudança na cúpula militar da Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah), estabelecida em 2004 e desde então comandada pelo Brasil.

Por meio de um comunicado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que o general Floriano Peixoto Vieira Neto, que comandava a missão desde 2009, será substituído no posto pelo general Luiz Guilherme Paul Cruz, que também é brasileiro.

Floriano Peixoto, que comandou as forças da ONU durante os trabalhos que se seguiram ao terremoto que devastou o Haiti em janeiro, chegou afirmar que uma missão de distribuição de alimentos no país serviria para o Brasil "marcar posição", em um possível sinal de desconforto com a atuação das tropas dos EUA nas operações de auxílio.

Nascido em 1957, o general Paul Cruz já havia comandado o Brabatt, batalhão brasileiro no Haiti, e possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

No comunicado em que anunciou sua decisão, o secretário-geral da ONU afirmou que o general "tem uma grande experiência de comando" e dentro das Nações Unidas.

Cezar Peluso é eleito o novo presidente do STF

Caio Quero | 19:26, quarta-feira, 10 março 2010

O ministro Cezar Peluso foi eleito nesta quarta-feira o novo presidente do , substituindo, a partir do dia 23 de abril, o ministro Gilmar Mendes, que ocupa o cargo desde 2008.

Peluso, que foi indicado pelo presidente Lula para compor o tribunal em 2003, recebeu votos de dez dos 11 integrantes da corte. Sua eleição, no entanto, já era esperada, já que tradicionalmente o tribunal elege para a sua Presidência o ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado o cargo.

Conhecido por sua discrição, Peluso foi o relator do pedido de extradição do ex-militante de esquerda italiano Cesare Battisti, votando a favor de sua entrega para a Justiça italiana. A decisão sobre o caso, no entanto, será tomada pelo presidente Lula.

Assim que tomar posse, o ministro assume automaticamente a Presidência do Conselho Nacional de Justiça.

Caso o ministro mantenha sua discrição, seu período na Presidência do Supremo deve contrastar com o do seu antecessor, Gilmar Mendes, que causou polêmica ao expressar opiniões sobre temas públicos e ações do governo.

Também nesta quarta-feira, o ministro Carlos Ayres Britto foi eleito para ocupar a vice-presidência do Supremo.

Completando a dança das cadeiras no Judiciário, o ministro Ricardo Lewandowski foi eleito na terça-feira o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Ele ocupará o cargo por dois anos e será o responsável pela organização das eleições de outubro.

Mercado prevê inflação de 4,99% em 2010

Caio Quero | 16:22, segunda-feira, 8 março 2010

Pela sétima semana consecutiva, os analistas de mercado consultados pelo boletim , do Banco Central, aumentaram suas projeções para a inflação neste ano, prevendo que ela deve fechar 2010 quase meio ponto percentual acima do centro da meta do governo, que é de 4,5%.

De acordo com o Focus, os analistas preveem que o IPCA, índice oficial de inflação, deve chegar em 4,99% no final deste ano, em um crescimento em relação às previsões da última semana, que projetavam que o índice fecharia em 4,91%.

A divulgação pelo IBGE dos números do IPCA de fevereiro parece ter influenciado os analistas. Segundo o instituto, o índice de inflação oficial teve no mês passado sua maior alta desde maio de 2008.

O aumento nas projeções de inflação leva muitos analistas a preverem que o Comitê de Política Monetária do Banco Central venha aumentar em algum momento a taxa básica de juros - que atualmente está em 8,75% -, como uma forma de conter as pressões inflacionárias.

O aumento poderia acontecer já na próxima reunião do Copom, marcada para os dias 16 e 17 de março.

Segundo o Focus, os analistas do mercado preveem que a Selic feche o ano em 11,25%, projeção que é mantida também há sete semanas.

Os analistas consultados também mantiveram em 5,50% a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano.

Lula diz que licença do cargo seria 'descabida'

Caio Quero | 13:39, sexta-feira, 5 março 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta sexta-feira que tenha planos de tirar uma licença do cargo para colaborar na campanha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência.

Em uma entrevista simultânea a , Lula classificou a informação de que tiraria a licença - publicada pelo jornal O Globo na última quinta-feira - como "mentirosa" e "descabida".

"Seria uma coisa descabida você imaginar que um presidente da República fosse pedir licença do cargo mais importante do Brasil para fazer campanha", disse Lula durante a entrevista.

"Não teria cabimento, não teria lógica, seria uma coisa que seria vista de forma irresponsável com o mandato que foi me dado pelo povo brasileiro", disse o presidente, que afirmou que permanecerá no cargo "até 31 de dezembro".

Lula aproveitou a entrevista para alfinetar o jornal que publicou a informação.

Segundo a publicação, o presidente estaria planejando tirar uma licença nos meses de agosto e setembro. Como seu vice, José Alencar, e o presidente da Câmara, Michel Temer, devem concorrer a cargos eletivos, quem assumiria a Presidência neste caso seria o presidente do Senado, José Sarney

Durante a entrevista desta sexta-feira, Lula disse "não saber" se o objetivo da reportagem era "me atacar ou o Sarney"

"A liberdade de imprensa tem sido praticada no Brasil como em nenhum outro lugar do mundo. Até a ponto de alguém contar uma mentira da forma que foi contada ontem, em uma manchete de um jornal importante", disse o presidente.

Inflação de fevereiro é a maior desde maio de 2008

Caio Quero | 11:42, sexta-feira, 5 março 2010

O IPCA, índice oficial de inflação calculado pelo, apresentou uma alta de 0,78% em fevereiro, a maior taxa desde maio de 2008 (quando ficou em 0,79%) e ligeiramente superior à registrada em janeiro (quando foi de 0,75%).

Com o resultado de fevereiro, o acumulado de inflação no ano fica em 1,54%, resultado também superior ao do mesmo período de 2009, quando era de 1,03%.

Em fevereiro do ano passado, o IPCA havia fechado em 0,55%.

A volta às aulas parece ter contribuído para o aumento da inflação. Segundo o IBGE, os itens do grupo educação foram responsáveis por 41% do índice de fevereiro.

A maior contribuição individual para a inflação do mês foi das mensalidades escolares, que subiram 5,38%.

O IPCA é o índice de inflação levado em conta pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central para o cálculo da taxa básica de juros.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 16 e 17 de março.

STF nega habeas corpus e mantém Arruda na prisão

Neli Pereira | 01:39, sexta-feira, 5 março 2010

Por nove votos a um, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram, nesta quinta-feira, o pedido de habeas corpus e decidiram manter preso o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido).

Ele é acusado de tentar subornar uma testemunha do esquema de corrupção desarticulado pela Polícia Federal (PF) na Operação Caixa de Pandora.

Os ministros Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Gilmar Mendes e Ellen Gracie acompanharam o voto do relator Marco Aurélio Mello, que considerou Arruda envolvido em episódio de obstrução da justiça e corrupção de testemunhas e indeferiu o pedido de habeas corpus.

Apenas o ministro José Dias Toffoli votou a favor da liberdade do governador.

A prisão preventiva de Arruda foi decretada há três semanas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), a partir da decisão do ministro Fernando Gonçalves tomada a pedido da Procuradoria Geral da República. Com a decisão do STF, Arruda permanecerá preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília - onde está detido há 21 dias.

Também nesta quinta-feira, todos os deputados distritais presentes, 19 no total, votaram a favor da abertura do processo de impeachment do governador licenciado.

De acordo com a Agência Brasil, para ser acatado, o novo parecer precisa da aprovação de 16 dos 24 distritais em Plenário. Em caso de aprovação, o governador é afastado do cargo por 120 dias.

Em seguida, o processo será analisado por um tribunal especial, formado por cinco deputados e cinco desembargadores que serão escolhidos por sorteio. Depois desse trâmite, sai a decisão de cassar ou não o governador.

Metade dos brasileiros será vacinada contra gripe, diz ministro

Caio Quero | 14:29, quinta-feira, 4 março 2010

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quinta-feira que "um em cada dois brasileiros" será vacinado contra a gripe suína durante a campanha de imunização que terá início na próxima segunda-feira.

O ministro, que classificou a campanha como uma "megaoperação", afirmou que a meta do governo é vacinar cerca de 1,5 milhão de pessoas por dia.

"Praticamente todas as pessoas terão um integrante de sua família sendo vacinado", disse Temporão.

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, o ministro anunciou ainda que as pessoas que se cadastrarem no site do poderão ser avisadas por e-mail sobre a data de sua vacinação.

A campanha de vacinação começa na próxima segunda-feira, dia 8 de março, com a imunização de profissionais de saúde e indígenas.

Gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos serão vacinados a partir de 22 de março.

A imunização de idosos e pessoas entre 20 e 39 anos terá início depois de 5 de abril.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a pandemia de gripe suína se espalhou por mais de 213 países e territórios em todo o mundo, matando pelo menos 16.226 pessoas.

Indústria se recupera, mas faturamento cai em janeiro

Caio Quero | 12:27, quinta-feira, 4 março 2010

Dados divulgados pelo e pela nesta quinta-feira indicam que o setor industrial brasileiro tem se recuperado da crise econômica, embora alguns indicadores ainda permaneçam negativos.

De acordo com o IBGE, entre dezembro do ano passado e janeiro, houve um aumento de 1,1% na produção industrial brasileira. Quando a comparação é feita com janeiro de 2009, período em que o Brasil sentia com mais força as consequências da crise, este crescimento foi de 16%.

Entre os setores que registraram maior crescimento de produção entre dezembro e janeiro estão os de produtos de metal (crescimento de 12%), material eletrônico e de comunicações (14,3%) e bebidas (8,1%).

Apesar do avanço, o indicador acumulado da produção industrial nos últimos 12 meses ainda é negativo em 5%.

Informações divulgadas pela também nesta quinta-feira apontam que a produção de veículos cresceu 2,8% em fevereiro.

Já a Confederação Nacional da Indústria divulgou números que apontam que o emprego industrial - excluídos os efeitos sazonais - cresceu 2% em janeiro em relação a dezembro, na maior variação positiva para o mês desde o início da série histórica, em 2005.

Apesar disso, o faturamento da indústria - também descontadas as influências sazonais - caiu 3,6% em janeiro em relação a dezembro, voltando a ficar abaixo do patamar pré-crise.

Segundo a CNI, o resultado representa uma "acomodação da trajetória de crescimento do indicador", que em dezembro havia crescido 5,2%.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    ̳ iD

    ̳ navigation

    ̳ © 2014 A ̳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.