Queremos 'Mocotó'
O post anterior do colega Victor De Martino, narrando sua visita a uma churrascaria rodízio brasileira em Londres, me deu fome e saudades das churrascarias de São Paulo.
E me deu também a ideia de tentar usar esse blog para averiguar se existem outros modelos de gastronomia brasileira que deram certo no exterior.
Ao que tudo indica, a churrascaria rodízio parece ser mesmo o modelo de comida brasileira que mais sucesso faz junto ao público gringo e que, por isso mesmo, consegue se firmar.
O Rodízio Rico tem três casas em Londres, a churrascaria Porcão tem franquias em Miami, Milão e Lisboa e soube, pela minha colega Silvia Salek, que há mais de cem churrascarias brasileiras na China.
Por outro lado, não consigo pensar em algum restaurante de 'comida típica brasileira' que tivesse emplacado em Londres nos últimos 15 anos.
Lembro do Mocotó, um projeto ambicioso de trazer aos ingleses o que os donos do restaurante chamavam de 'uma síntese do que havia de melhor de comer e beber de várias regiões do Brasil'. Aberto em fevereiro de 2007, o restaurante, caro, foi fechado meses depois, afundado em dívidas.
Lembro de outro restaurante que durou alguns anos e também fechou, o Feijão do Luís (mais tarde rebatizado como Brazil by Kilo) na Oxford Street, onde provei uma mini-feijoada meia-boca.
O Feijão do Luís foi um pioneiro de uma grande leva de restaurantes de comida caseira brasileira que me parecem não ter a clientela local, a inglesa, como público alvo principal.
A proposta aqui é atender à demanda das dezenas de milhares de conterrâneos com saudades de arroz, feijão, carne e salgados preparados como 'lá em casa'.
Imagino que, para um gringo, nossa comida caseira frugal tenha um apelo limitado.
Mas imagino também ser possível um restaurante de comida típica seguindo a idéia do Mocotó - que acho ótima - de apresentar o melhor da cozinha mineira, baiana, nordestina e amazônica, por exemplo. Seria um 'restaurante típico brasileiro'.
Se existe um restaurante assim em algum canto do mundo, eu não conheço. Mas gostaria muito de conhecer e é aqui que peço a valiosa contribuição dos leitores da ̳ Brasil.
Você conhece algum 'Mocotó' que deu certo? Qual o melhor restaurante de comida brasileira que você já conheceu fora do Brasil?
dzԳáDzDeixe seu comentário
Aqui em Lisboa tinha um restaurante de comida mineira, não sei se ainda existe, mas era só comida típica mineira, mas como há muitos brasileiros por aqui faz até sentido.
Já comi feijoada na Índia, quando o dono do restaurante soube que éramos brasileiros a primeira coisa que falou foi: "não pediram a feijoada, né?" Ele tinha razão em estar preocupado, a "feijoada" não tinha nada de brasileira...
eu não sei se um restaurante que ofereça vários tipos de cozinha diferentes conseguiria executar todas bem. tem um exemplo de casa pequena e com uma especialidade que parece ter dado certo.
Em NY fui no - bom, nada excepcional. Mas infinitamente melhor do que temos aqui em Amsterdã...
Aqui no Japão já tivemos dias melhores em se tratando de restaurantes brasileiros – sejam os de rodízio ou dentre os típicos “comida-caseira”. Na verdade, as grandes churrascarias estabelecidas em Tokyo, Osaka e Nagoya (grandes centros) estiveram sempre de olho em clientes japoneses que se extasiavam com a visão da picanha sendo fatiada no espeto – e reclamavam do sal na carne, e do preço salgado. Enfim, na maioria faliram. Restam, claro, alguns estabelecimentos que sobrevivem com rodízios menos fartos e atendem imigrantes brasileiros e japoneses que buscam o arroz com feijão fora de casa. Em resumo: salvo raras exceções, quando se fala em gastronomia brasileira, definitivamente não se come bem no Japão. E assim, os brasileiros por aqui preferem enfrentar filas em casas como a australiana Outback, ou em restaurantes populares como Saizeria e Yoshinoya - na linha de fast-food.
Ha' quatro anos moro em Belfast na Irlanda do Norte e nunca encontrei nenhum restaurante brasileiro por aqui. Ha' algum tempo uns brasileiros tentaram vender paste'is em uma feira local sem muito sucesso, ale'm do preco excessivo sem uma boa propaganda o nego'cio nao vai para frente.
Antes de mais nada; "comida caseira", e uma designacao que na verdade e usada para encobrir instalacoes precarias, servico pra la de improvisado e comida sem criatividade nenhuma. Pelo menos, em Londres esse e o quadro dos restaurantes voltados para a vasta comunidade brasileira. A comida em geral servida em buffets, ficam expostas do meio-dia ate a noite sem grandes cuidados. O cardapio o quase sempre o mesmo: no meio caminho entre a culinaria mineira e a goiana. Raramente voce vai encontrar um prato com peixe ou frutos do mar. E como se o Brasil fosse um grande sertao, sem mar...Bem, um amigo esteve outro dia no "Sushinho";
na King's Road em Chelsea, uma mistura brasileiro/japonesa. Elogiou a comida e as instalacoes, mas deplorou o servico.
Pois e, Thomas, eu tambem gostaria de achar um lugar pra comer - e bem - comida brasileira "caseira"... em 7 anos aqui, ainda nao achei... existem varios que servem uma feijoada meia boca, sempre cheia de feijao e nada de carnes... e os rodizios com precos super inflados!
Estarei de olho aqui nos posts pra ver se acho uma dica boa!
Em Madrid, desde 2007 tem uma filial Baby Beef Rubayat no mesmo estilo de Sao Paulo, está no gosto dos espanhóis, pois nas vezes q fui lá ñ vi clientes brasileitos. Nos sábados serviam buffet feijoada. A populaçao brasileira é grande aqui, tirando o Baby Beef Rubayat,os restaurantes pequenos q servem comida caseira (arroz,feijao,picanha,vaca atolada, frango com quiabo) tem êxito devido ao bom e barato, porém a propaganda é feita boca a boca.Tem também churrascarias, panificadoras (pao de queijo, pastel,coxinha etc...)e lojas com produtos brasileiros. Ah! Nos EUA tem filiais da Fogo de Chao, na minha opiniao a melhor do Brasil, pois o corte influencia muito na qualidade do churrasco e como os gaúchos ñ há outro. Porém para ficar 100% satisfeito só mesmo no Brasil, pela carne fresca, sem comparaçao.
Em Leça da Palmeira (Matosinhos/Portugal) tem um restaurante baiano que se chama "Oxalá" e faz muito sucesso, chegando a ter que marcar mesa com mais de uma semana de antecedência para os finais de semana.
Olha, nem aqui no Brasil conheço um restaurante no estilo desse "Mocotó" que tenha dado certo. Abranger toda nossa variedade em um único restaurante é ambicioso demais, e você acaba pecando pela qualidade.
Olha, por incrível que pareça os dois restaurantes brasileiros no Timor-Leste são muito bons.
Aqui tudo é muito caro, e a carne é péssima, mas sempre dá pra encontrar comida boa e de qualidade em dois pequenos restaurantes: "café do Brasil", com uma carne espetacular e um pão de queijo feito na hora. Não tem a variedade da vasta culinária brasileira, mas é realmente muito bom. O outro restaurante faz parte de um projeto social, com vítimas de violência doméstica e social. Para não ficarem zanzando pelas ruas, elas recebem capacitação e cozinham. A renda do restaurante sustenta o projeto e a comida é (para o padrão local) barata e deliciosa. Vive cheio.
Ja fui a um Barbacoa em Tokyo e fui a única pessoa a comer quase nada de carne. Não gosto de churrascarias. De comida brasileira o que gosto mesmo é de comida paulista, que é basicamente italiana adaptada e o que chamam de comida mineira (comida do interior de São Paulo é quase igual a mineira desde sempre). Mas não sei se isso faria sucesso no exterior. Em Tokyo também me levaram para comer um "bolinho brasileiro", que era um bolinho de chuva, mas eles colocavam uns recheios. Desse gostei muito.
Aqui em Londres,o unico que ate agora fui e recomendo e o RAIZES,que fica na Hackney Road,na altura de Bethnal Green,mas nem sei ha quanto tempo ele existe.E tinha outro que eu costumava ir na Fulham Road,muito bom tbm,mas nao me lembro do nome e nem sei se ainda existe.