³ÉÈËÂÛ̳

« Anterior | Principal | Próximo »

Uma torneira de chope só para mim

Victor De Martino | 2010-03-10, 14:20

No último final de semana, em viagem a Manchester, cidade ao norte da Inglaterra, fui com minha mulher ao restaurante Taps, que seria traduzido para o português como "torneiras". O que nos levou ao local foi o que vimos através de suas vidraças: as torneiras de chope sobre as mesas.

cerveja.jpg

Para quem gosta de cerveja, ainda mais de sua versão servida sobre pressão, um self-service de chope na mesa é um sonho de consumo.

No Taps, cada mesa tem um par de torneiras de chope. Uma delas é sempre da cerveja holandesa Amstel, enquanto a segunda varia entre Duvel Green, Leifmans Fruit, Vedett Extra White e Heineken, sendo essa última a que tínhamos na nossa mesa.

Sob as torneiras, há um painel digital que registra o quanto de cerveja você já consumiu. A garçonete zera o marcador a cada novo cliente que adota a mesa.

O painel é importante para que você não perca o controle de quanto vai gastar ao final da sessão alcoólica. O preço por taça de cerveja está dentro do que se paga em qualquer pub londrino, ou seja, é bom tomar cuidado para não estourar o orçamento.

Praticar a "arte de tirar o chope" corretamente é um grande atrativo. Você nunca quer espuma demais ou de menos no seu caneco.

No domingo, a comida demorou bastante para ser servida: mais de uma hora, porque tiveram de comprar mais carne para nós. Mesmo assim, se um dia eu voltar a Manchester, tenham certeza de que retornarei ao Taps. O ambiente era tão confortável e o acesso imediato ao chope é tão atrativo que nem nos importamos muito em esperar pela refeição. Aliás, a comida estava deliciosa. Pedimos um cordeiro e uma carne assada com batata e vegetais. Simples, mas muito bem feito.

cerveja2.jpg

O Taps diz em seu que seu sistema "único" de chopes na mesa é "inovador e revolucionário". De fato, nunca havia visto coisa parecida. Nem mesmo em Londres.

Mas Kasia Rosenbajger, uma amiga polonesa da minha mulher, disse que isso também existe em seu país do leste europeu.

Na internet, descobri muitas empresas vendendo equipamentos similares ao usado em Manchester. O do Taps, por sinal, teria sido desenvolvido em Atlanta, nos Estados Unidos.

Achei também alguns bares com esse sistema ao redor do mundo. Há um em Chicago, nos Estados Unidos, chamado Bull & Bear. Descobri também o Deep Blue em Buenos Aires.

Estou decidido a procurar algum restaurante nesse estilo aqui em Londres. Não é possível que não tenham implantado a ideia por aqui. Será que algum dia poderei servir meu próprio caneco de Guinness? Isso sim seria perfeito.

E quanto a São Paulo, Rio, o resto da Europa etc.? Aonde mais isso existe?

Se você conhece algum bar com self-service de chope na mesa, ou se quiser comentar sobre essa inovação, não deixe de comentar abaixo.

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 05:00 PM em 10 mar 2010, Murillo escreveu:

    Muito interessante...

  • 2. à²õ 05:01 PM em 10 mar 2010, antonio carlos de mello escreveu:

    Ola,

    Este sistema e um tanto quanto antigo, ha mais de 10 anos vc podia usar este sistema em minha cidade, Campos do Jordao, em Sao Paulo era bem famoso, hj ja nao sei se usam mais.

  • 3. à²õ 05:57 PM em 10 mar 2010, ±áé±ô¾±´Ç escreveu:

    Victor, no Rio de Janeiro, mais exatamente na Barra da Tijuca (Avenida das Américas), chegando ao Recreio dos Bandeirantes, há uma choperia nesse estilo há quase 20 anos. Se não me falha a memória (não moro mais no Rio), chama-se Sindicato do Chopp. A única diferença é que lá só tomamos o da Brahma - a concorrência é cruel. Saúde!

  • 4. à²õ 07:37 PM em 10 mar 2010, Frederico Monteiro escreveu:

    Aqui no Rio de Janeiro existe na esquina da Rua Senador Dantas com a Avenida Almirante Barroso.

  • 5. à²õ 07:58 PM em 10 mar 2010, José Augusto Hecksher escreveu:

    Há muitos anos atrás instalaram essas bombas de chopp nas mesas de vários bares (lembro do El Turf e do Garota da Gávea)mas por algum motivo a coisa não "pegou" e hoje não sei de nenhum lugar que ainda as tenha.

  • 6. à²õ 08:18 PM em 10 mar 2010, Andre escreveu:

    Em Porto Alegre tem. Ou tinha, pelo menos...

  • 7. à²õ 12:35 AM em 11 mar 2010, Fernando escreveu:

    Em Belo Horizonte também tem esse sistema, no Barco do shopping Del Rei, mas só com uma marca de chope.

  • 8. à²õ 09:28 AM em 11 mar 2010, Malu escreveu:

    Em Ronda, na região espanhola da Andaluzía, fui ao bar El Grifo, que também significa "torneira" e que também oferecia esse sistema.
    Isso foi em 2005. O El Grifo também existia em mais duas cidades andaluzas. E a julgar pelo número altíssimo de britânicos que andam por lá, acho que esse Taps andou copiando a ideia dos espanhóis... Mas tudo bem. Já tava na hora.

  • 9. à²õ 02:04 PM em 11 mar 2010, gerardo escreveu:

    tinha no Dado Bier em Porto Alegre - há mais de 10 anos

  • 10. à²õ 03:37 PM em 11 mar 2010, Victor De Martino escreveu:

    Depois da publicação do texto, recebi mensagens no Twitter e no Facebook mencionando alguns lugares onde há, ou onde houve, esse tipo de serviço. Meu amigo Olavo Soares me contou que no Dado Bier, em São Paulo, havia isso. Outro amigo, o Nader Shousha, disse que na Vila Madalena, também em São Paulo, havia um na avenida Ignácio Pereira da Rocha, além do Menina da Gavea, no Rio. Shousha disse ainda que em Barcelona esse tipo de self-service de chope é muito comum. Finalmente, a Mari Amaro "jurou" que em São José do Rio Preto, interior paulista, tem numa tal de Zero Grau. Isso sem contar todas as menções acima. Acho que preciso voltar logo ao Brasil para conhecer esses lugares.

  • 11. à²õ 05:28 PM em 11 mar 2010, wilson escreveu:

    O máximo da cultura ou apologia ao álcool, desta vez disfarçada de torneira de "shopp", um sonho embrulahdo em flores de mil matizes, para aqueles que idolatram o álcool em suas diversas formas cores e sabores, só não se sabe quantas vidas irão ser seifadas por este funesto hábito, quantas famílias terão "arrancadas" de seu seio entes queridos e amados, e acima de tudo quando o AMOR falará mais alto?

  • 12. à²õ 06:50 PM em 11 mar 2010, Claudia escreveu:

    Aqui na Irlanda esta' bem comum... muitos pubs ja' usam este sistema... no Cafe in Seine tem da Guinness tambem... :o)

  • 13. à²õ 03:53 AM em 12 mar 2010, Luiz Prestes escreveu:

    É... no Rio de Janeiro, já tivemos, dois bares iguais a esse, (em 1996) um em Ipanema e outro na sede do Jockey Club, na Lagoa. Conheci, o dono da empresa que instalava as torneiras, e a maior complicação era os canos que deveriam chegar com chope até a mesa, eram de plástico, mas tinha que ser um plastico inodoro, sem gosto para o chop e esse cano de plástico só era ( ou é ainda) fabricado na Finlandia. (pasmem rapaziada)
    Era muito bom, mas não tinha essa variedade, que o autor citou.

  • 14. à²õ 02:50 AM em 24 mar 2010, Cibele escreveu:

    Será que algum dia poderei servir meu próprio caneco de Guinness?
    Claro que sim! E no melhor lugar para se degustar uma pint...Dublin!
    Pubs tradicionalissimos, como o Bleeding Horse, ou em alguns mais novos, como o Cafe in Seine (citado acima) te permitem servir uma bela pint de "black stuff". Enjoy!

  • 15. à²õ 05:14 PM em 28 mar 2010, Felipe escreveu:

    Para servir teu próprio pint the guinness venha a storehouse deles em Dublin. Você sai até com certificado de tirador de guinness. abraço.

  • 16. à²õ 07:41 PM em 07 abr 2011, Rodrigo escreveu:

    Gostaria de saber se alguem tem conhecimento de algum bar que funcione nesse molde de serviço de chopp na mesa em São Paulo, que ainda esteja em atividade. Obrigado.

  • 17. à²õ 02:44 PM em 13 jan 2012, Felipe escreveu:

    Alguem sabe porque todos os lugares acima tinham, e não tem mais?

    Será uma falha no controle da quantidade de cerveja que saia?

    Obrigado

    Felipe

³ÉÈËÂÛ̳ iD

³ÉÈËÂÛ̳ navigation

³ÉÈËÂÛ̳ © 2014 A ³ÉÈËÂÛ̳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.