̳

« Anterior | Principal | Próximo »

O que aconteceu com a cebolinha?

Thomas Pappon | 2010-06-15, 15:47

Nesse último post sobre confusões no mundo internacional dos legumes e das verduras, quero falar de duas coisas: da Allium fistulosum e da Allium schoenoprasum.

A primeira vez que topei com a fistulosum foi numa festa na Alemanha, por volta de 1992. Ela me foi apresentada por um alemão que fazia uma salada: "Essa é a Fruehlingszwiebel, disse ele, a "cebola de primavera".

Foi uma grande novidade. Recentemente chegado do Brasil, nunca tinha visto esse tipo de cebola, com um bulbo bem mais fino, de talo verde alongado, sabor refrescante e leve.

scallion.jpg

A "cebola de primavera", conhecida na Grã-Bretanha como scallion ou spring onion, virou um ingrediente perene na geladeira de casa. Uso-as praticamente todo dia, seja na salada, em refogados, sopas ou misturado com carne em beef tartar ou hambúrgueres.

Por anos achei que ela não existia no Brasil - mas depois notei que ela deve ter sido introduzida e popularizada nos anos 90, pois vi que meus colegas aqui da redação da ̳  insistem que ela sempre existiu nas feiras brasileiras, onde seria vendida sob o nome de "cebolinha".

O que causou uma acalorada discussão. Para mim, "cebolinha" é outra coisa. É a Allium schoenoprasum, conhecida na  Inglaterra como chives e na Alemanha como Schnittlauch. Fininha, verde-escura, vendida em maços. Cortadinha, é uma maravilha acrescentada a bouillons, cremes para dips (sour cream, iogurte ou créme frêche) ou  salmão (grelhado ou defumado).

Fui informado que a allium schoeneprasum é conhecida agora como "cebolinha francesa" ou "cebolinho".

chives.jpg

Tenho a seguinte teoria: havia a cebolinha - a schoeneprasum - e, aos poucos, foi chegando a outra, mais expansiva, que, como opção mais light à cebola comum, foi se insinuando e se impondo nas feiras e supermercados. Até usurpar de vez o nome da pobre coitada da cebolinha, que acabou virando "cebolinha francesa".

Eu sei que essa questão parece ser menor, de importância apenas para quem gosta de semântica. Mas quero muito ouvir outras opiniões. De repente estou certo.

Afinal, o que você entende por cebolinha?       

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 04:53 PM em 15 jun 2010, Camila Delmondes escreveu:

    cebolinha é a sua 'cebola de primavera' e faz tempo que existe no Brasil

  • 2. à 05:11 PM em 15 jun 2010, Carolina escreveu:

    Devo confessar que não perceberia isso nem em 100 anos. Fico olhando a achando que é a mesma coisa.

  • 3. à 05:14 PM em 15 jun 2010, sérgio c junqueira escreveu:

    você tem razão, ou estamos ambos errados!
    quando era moleque, há quarenta anos, ajudava meu avô que, entre outras coisas, cultivava cebolinha, que era aquela fininha, verde escuro, com flor lilás; a "atual" cebolinha, de talo branco, maior em altura e diâmetro, usurpou o nome da cebolinha.
    aliás, o Maurício de Souza deve ser contemporâneo, basta reparar no cabelo da personagem "Cebolinha".
    por outro lado, não sabia que a antiga passara a francesa.
    mas ambas são ótimas!

  • 4. à 05:34 PM em 15 jun 2010, cassio casagrande escreveu:


    A fistusolum é conhecida no Brasil como "cebolinha". A outra, mais fininha, é a "cebolinha francesa" A cebolinha chegou nos anos 90? Só se for em 1490 pois ela foi trazida pelos portugueses no tempo do Brasil colônia. Ela é comercializada nas feiras-livres desde sempre, onde muitas vezes é vendida em um maço junto com a salsinha, o qual é denominado "cheiro-verde".

  • 5. à 06:54 PM em 15 jun 2010, ٱã Cardoso de Almeida escreveu:

    Caro Thomas,
    pelo que me lembro, de feiras livres em são Paulo, a cebolinha (Allium fistulosum), sempre esteve presente. Em casa era usada como tempero, em sopas principalmente a parte branca. A parte verde foi algo mais recente, por ter um sabor mais suave.
    Mais recentemente, digo, depois dos anos 90 é que vi nas feiras a cebolinha francesa (Allium schoenoprasum), muito mais delicada de sabor e aromática, não suportando cozimento. Mais usada em saladas e na decoração.
    Na feira livre da aclimação, tenho visto com frequência a cebolinha chinesa (Allium tuberosum), a qual nunca utilizei.
    Uma referência preciosa é o livro Herb & Space, dio Jill Norman, ed Dorling Kindersley.
    ç,
    ٱã

  • 6. à 07:21 PM em 15 jun 2010, Jairo escreveu:

    Você está certo. Tem a cebolinha ou cebolinha verde e a cebola verde. A cebolinha ainda se encontra em algumas feiras e mercados aqui no sul junto com a cebola verde. Mas parece que a cebolinha está mesmo sumindo.

  • 7. à 11:07 PM em 15 jun 2010, Lucas escreveu:

    Cebolinha é cebolinha! Verde, fininha e vendida em maços.
    Essa cebolona aí eu vi a primeira vez e só vi aqui na França mesmo...
    Acho que a redação não tá com nada!!! :)

  • 8. à 11:46 PM em 15 jun 2010, Tatiana escreveu:

    Seus amigos estão certos. A cebola da primavera, que parece ser novidade pra você, é a nossa boa e velha cebolinha brasileira...

  • 9. à 01:25 AM em 16 jun 2010, jacques gerchman escreveu:

    Prezado Thomas,
    Sou gaucho de Porto Alegre. desde que me conheço por gente, na minha casa há cebolinha. Muito comum picada em tamanhos de meio centimetro ou menores - ficando como pequenos aneis. Muitos dizem que congelam o maço para cortar mais fino - e depois voltar à temperatura ambiente.
    Salpicada sobre salada verde (alface - americana,roxa,mimosa, broto de trevo, grãos-de-bico, agrião roxo com tomate gaúcho em fatias generosas, regada a azeite extra virgem é uma delícia. Vemos picada sobre diversas sopas-creme, Lagosta A'Armoricaine, Lagosta ao Curry, Arroz Carreteiro Gaúcho, Sopa de Feijão Branco e Mocotó (quente) entre tantos pratos. Ao meu ver, a "cebolinha francesa ou cebolete - como muitos a chamam" é uma introdução nova que venho acompanhando pratos de "chefs" que adoram a espécie para criar uma dinâmica visual na apresentação dos pratos. Raramente ví-a sendo usada como parte "comestível" da receita.
    Atenciosamente,
    Jacques gerchman

  • 10. à 01:47 AM em 16 jun 2010, Mari escreveu:

    Pra mim cebolinha é a "cebola de primavera" (allium schoenoprasum) que inclusive é aquela utilizada no que se chama, pelo menos aqui no nordeste, de "cheiro verde", mistura de cebolinha e coentro.
    Até lê o seu post eu nem tinha certeza sobre essa cebolinha francesa e muito menos sabia que tinha a alcunha de "cebolinho". Pelo menos aqui no Ceará esse tipo só parece ser famoso entre os chefs e restaurantes de alta gastronomia. Nas feiras e supermercados só dá a boa e velha cebolinha tradicional.

  • 11. à 01:49 AM em 16 jun 2010, Martin escreveu:

    Caro,
    Você está triplamente enganado. Em primeiro lugar com relação à grafia correta dos nomes científicos: Allium fistulosum e Allium schoenoprasum. O gênero sempre com a primeira letra maiúscula. O nome da primeira espécie você registrou como A. fistusolum (“s”e “l”trocados). E, por último, a espécie que sempre foi comum em mercados é Allium fistulosum, sendo a outra menos comercializada e só mais recentemente introduzida.
    Caso se interesse em verificar os nomes corretos, é possível pesquisá-los na página do Kew (Royal Botanic Gardens) ou do Mobot (Missouri Botanical Garden).

  • 12. à 02:03 AM em 16 jun 2010, regina góis escreveu:

    Esta "cebolinha da primavera" que você cita, é a mesma que minha avó plantava no fundo do quintal, em sua horta doméstica, há 30 anos... Se calhar, a Alemanha levou a muda para lá! :-)

  • 13. à 02:58 AM em 16 jun 2010, David Gadelha escreveu:

    Sempre existiu, pelo que me lembro, a cebolinha (spring onion) no Brasil. Não foi introduzida somente nos anos 90, pois, pelo menos aqui no Nordeste, me lembro de tê-la consumido dos anos 70 pra cá, e já passei dos 40.
    Nas feiras cebolinha é bastante popular e é vendida junto com o coentro, usada para temperar nosso arrumadinho (cuzcuz, feijão verde e carne de sol).

  • 14. à 08:49 AM em 16 jun 2010, thomas pappon escreveu:

    Obrigado, Martin. Errei nos nomes, já consertei, e obrigado pela dicas do Kew e Mobot.

  • 15. à 12:50 PM em 16 jun 2010, Marco Paulo Valeriano de Brito escreveu:

    Caros amigos, tenho 52 anos de idade, sou carioca e há uns 20 anos moro na região pré-serrana do Rio de Janeiro (fronteira de Duque de Caxias com Petrópolis, onde ainda hoje tem vários micro-produtores de hortaliças dentre os quais os que plantam "cebolinhas". Desde pequeno, quando ainda morava na capital carioca, ia a feira com meus pais e avós-padrinhos e alí comprávamos várias hortaliças, que não podiam faltar à nossa mesa: Alfaces de várias espécies, hortelãs, coentros, salsas, e dentre outas as cebolinhas, soltas e/ou em maços conjugados com as salsas, dito cheiro-verde. As cebolinhas são figuras fáceis nos lares brasileiros e penso que foram introduzidas pelos portugueses ainda no período colonial. Têm as finas, mais verde-escuras, e as grossas, taludas, mais verde-alface com uma protuberância esbranquiçada próxima as raízes, há os que as chamam de "alho-poró", o que não está correto, já que embora da mesma família do alho (allium) não são a mesma coisa, são primas. Hoje ao pé da serra fluminense continuo saboreando todas fresquinhas plantadas por alí mesmo em Xerém, Capivari, Santa Cruz da Serra, Taquara, Santo Antônio, Cantão de Santo Isidro. Confesso a vocês que em se tratando de hortaliças de novo só a Rúcula, que não tem nada a ver com o que estamos falando, mas também é uma delícia trazida a muito pouco tempo para o Rio pelos paulistas-italianos como complemento das pizzas. Adoro as Rúculas e uso essa hortaliça para muito além das "rodas de pães". Alguém se habilita a contar a história dessa maravilhosa folhinha?

  • 16. à 02:20 PM em 16 jun 2010, Pedro escreveu:

    A cebolinha francesa é BEM diferente de gosto da brasileira e mais fina que a brasileira, ela chama-se ciboulette, talvez daí a confusão.
    O que vemos na França mais próximo da cebolinha brasileira é a Oignon Blanc, (cebola branca), que os franceses comem o pequeno bulbo, mas eu uso na cozinha o talo mesmo.

  • 17. à 05:37 PM em 16 jun 2010, Jullia escreveu:

    Não é de hoje que a Europa Ocidental apodera-se de coisas e nomes alheios, dizendo que é dela. Um bom exemplo é o chá inglês cultivado na Ásia. A “cebolinha francesa” é apenas mais um entre os que navegaram em direção ao “velho continente” . Especialistas em botânica afirmam que as várias espécies de cebolas têm origem asiática.
    Nota: minha bisavó, que viveu no século XIX, cultivou esta verdurosinha em sua horta de fundo de quintal, muito comum naquela época, aqui no Brasil.

  • 18. à 05:48 PM em 16 jun 2010, Juliana Xavier escreveu:

    Aprecio cebolinha, sua "cebola da primavera", desde que comecei a comer papinha... hihi! Isto quer dizer que tem no Brasil há cerca de 30 anos. Mas depois que comecei a cozinhar deixei a cebolinha de lado, minha mãe utilizava insistentemente em todos os pratos e colocava ainda na mesa para quem quisesse salpicar alguma coisa (como o suco, talvez (risos). O teu texto me isnpirou a voltar a utilizar a cebolinha...
    grande abraço

  • 19. à 06:35 PM em 16 jun 2010, Adilson Santana escreveu:

    Olha eu conheço cebolinha desde criancinha...
    Na minha família, minha mão sempre cozinhou con cebolinha, coentro e hortelã. E a nossa cebolinha sempre era vendida nas feiras-livres, com o bulbo. Não vejo diferença dessa cebolinha mostrada aí.
    Creio que isso aí é modismo. Ou então comportamento de colonizado. Sempre achando que o do estrangeiro é melhor.

  • 20. à 10:33 PM em 16 jun 2010, Ronan Ricardo escreveu:

    Lá em casa come-se cebolinha TODOS os dias. Se vc for comprar semente de cebolinha para plantar, vai encontrar a "cebolinha" e a "cebolinha verde fina". A cebolinha, quando não é bem cuidada, digo, replantada, fica com o tal talo branco e mais espesso, e com folhas mais grossas. Em resumo: É tudo a cebolinha.

  • 21. à 08:37 AM em 17 jun 2010, Leandro escreveu:

    Na frança se chama "ciboule" a nossa Cebolinha (a qual é um pouco mais "refrescante") ela é mais grossa.

    A outra é chamada de "ciboulette" (No brasil não existe um nome definido, na cozinha profissional se usa o nome em Frances), esta sim é mais adocicada e ideal para se comer com saladas.

    Ainda existem outros ingredientes como a Cebola e a Échalote.

  • 22. à 02:11 PM em 17 jun 2010, Suso escreveu:

    Na Galiza denominamos 'cebolinha' à planta da fotografia superior e 'cebolinho' à da inferior.

  • 23. à 01:57 PM em 18 jun 2010, Ro Marzionna escreveu:

    A sua spring onion é a nossa cebolinha, que existe à venda nas feiras livres desde que eu era criança - e olha que eu já passei dos 50.
    A outra, mais fininha, é a que os "chefs" chamam de ciboulette.Tornou-se conhecida por aqui a partir dos anos 90.

  • 24. à 02:27 PM em 18 jun 2010, Andre' Terra escreveu:

    Cebolinha é Cebolinha,Bacana !! Deduz-se pelo gosto do bagulho !!!
    "Cebolinho","Cebolinha Francesa" ou Primavera é conversa p boi dormir, inventação de moda!! Igual a chamar "BOLA" de Jabulani ... reinvenção da roda! Novidade só no nome !!!

  • 25. à 07:47 PM em 18 jun 2010, anonimo escreveu:

    Pergunta pro Mauricio de Sousa ele entende o Cebolinha....

  • 26. à 09:22 PM em 18 jun 2010, Daniela Fernandes escreveu:

    Você tem razão. A cebolinha era, pelo menos no passado, aquela verde fininha vendida em maços. Em francês, se chama ciboulette” (é uma das chamadas ervas finas da cozinha francesa). Talvez por isso seja agora chamada de “cebolinha francesa”. A outra, que acabou virando cebolinha mundo afora, se chama “ciboule” na França.
    Os franceses utilizam bastante um tipo de minicebola branca (que eles não chamam, no entanto, de cebolinha, mas poderiam), chamada “cebola branca de Paris” ou simplesmente “cebola fresca” (oignon frais ou oignon blanc), bem suave e deliciosa, que pode ser degustada crua. Quem sabe essa em breve não vai acabar virando a cebolinha francesa, deixando a coitada da antiga cebolinha sem nome de novo?

  • 27. à 11:47 PM em 18 jun 2010, Rafael Araujo Motta escreveu:

    Cara desde sempre conheço a cebolinha e tenho certeza que ela existe no Brasil a muito mais tempo que se imagina, minha mãe tem com ela um livro de receitas da minha bisavó onde tem varias receitas que vão a cebolinha, eu mesmo quando pequeno ia até as feiras ou hortas compra-las para minha mãe.
    Deveria fazer a parte dois e coloccar algumas receitas que viu por lah.

  • 28. à 12:29 AM em 19 jun 2010, Lola escreveu:

    Aqui na minha terra chamamos de cheiro-verde

  • 29. à 02:25 AM em 19 jun 2010, Toru escreveu:

    Minha avó nasceu em 1925 e segundo ela a mãe dela usava a sua cebola de primavera desde antes dela nascer, mas com o nome de cebolinha! Agora esta segunda à qual você confere o nome de cebolinha eu nunca vi! E olhe que eu sou do Sul de Minas Gerais e o meu pai possuiu por mais de vinte anos uma loja só de sementes e cuidados para o campo.

  • 30. à 02:58 AM em 19 jun 2010, CaioMGA escreveu:

    Parem as máquinas!

  • 31. à 08:48 PM em 19 jun 2010, Rodrigo Mariano - Shoburyu escreveu:

    Por favor, pq vc não arrumam coisa melhor pra fazer do que ficar discutindo sobre cebolinhas?!?

    Sei lá, qualquer coisa. Sexo, cerveja, Copa do Mundo, tudo isso junto, sei lá, tanta coisa...

  • 32. à 09:19 PM em 19 jun 2010, Fernando Correi escreveu:

    Década de 90?

    Estás louco?

    A cebolinha existe aqui desde que eu me conheço por gente, é ultradifundida em todas as hortas em todas as regiões brasileiras...

  • 33. à 04:36 AM em 20 jun 2010, Bel.A escreveu:

    Aqui no sul se encontra as duas, e as duas são chamadas de cebolinha mesmo. Nunca tinha parado para pensar que eram diferentes.

  • 34. à 03:11 AM em 21 jun 2010, Lilian Sbravatti escreveu:

    Sou de São Paulo e sempre conheci a sua cebolinha de primavera como cebolinha. A mais fininha e verde escura é conhecida como ciboulette.

    Em São Paulo também temos cheiro verde que é a cebolinha mais grossa com salsinha.

  • 35. à 01:19 PM em 21 jun 2010, EUSTÁQUIO COSTA escreveu:

    O Jornalista não está bem informado.Pois, tenho 57 anos, e desde criança, na casa de meus avós, no interior de minas, na pequena cidade de Presidente Olegário, a cebolinha,é como a chamamos existe em quase todos os pratos.

    Felicidades

  • 36. à 02:06 PM em 21 jun 2010, Bruno escreveu:

    Cara, vc precisa sair mais da bolha urbana....

  • 37. à 08:31 PM em 21 jun 2010, Katiana Baraúna escreveu:

    Oi, Thomas
    aqui no Nordeste (nasci em Salvador e hoje moro em Recife) a cebolinha que você não conhecia é conhecida como tal desde os tempos da minha avó. Ou antes dela... Usamos junto com coentro e salsa (ou salsinha) - conhecidos como tempero ou cheiro verde pra temperar boa parte dos pratos - saladas, molhos, assados. Nunca vi faltar essa combinação de folhas nas geladeiras conhecidas. A cebolinha francesa é que é total novidade pra mim...

  • 38. à 02:59 AM em 22 jun 2010, ٱã Cardoso de Almeida escreveu:

    Caro Thomas,
    já fiz um comentário, mas gostaria de acrescentar outro. Olhando um livro sobre comida tropeira, Sabores dos Tempos dos Tropeiros, João Rural, ed. 2001, o autor cita claramente a cebolinha como tempero obrigatório nos pratos salgados, "..em vez da cebola de cabeça (cebola comum) provoca gases e azeda a comida, quando guardada..". Estou falando de hábitos que remontam o século XIX, informações passadas ao autor, por descendentes de tropeiros, na região de Silveiras, no Vale do Paraíba, entre o estado do rio de Janeiro e de São Paulo.
    ç,
    ٱã

  • 39. à 01:19 PM em 22 jun 2010, Regina escreveu:

    essa cebolinha existe há muito tempo no Brasil! Cansei de buscar dessas cebolinhas na horta, quando era criança; tenho mais de 50 anos!
    Que falta de informação a sua...

  • 40. à 09:57 PM em 22 jun 2010, Carolina escreveu:

    Thomas,
    Cebolinha é a sua "cebola de primavera". No Brasil você encontra em todas as regiões.

  • 41. à 07:14 PM em 30 jun 2010, Robi escreveu:

    pra mim é tudo cebolinha....

  • 42. à 04:34 PM em 09 jul 2010, Ana Alice escreveu:

    Pois pra mim, só existe uma cebolinha, a de sempre, a allium fistulosum. Nos supermercados e feiras aqui do Brasil, são vendidas junto com um maço de salsinha. Essa cebolinha francesa é que é novidade para mim, nunca tinha visto nem ouvido falar.

  • 43. à 11:18 PM em 13 jan 2012, Cris escreveu:

    Sou de descendencia alemã e minha avó sempre tinha essa cebolinha beeem fininha plantada no quintal. É a melhor sem duvida e é dificil de encontrar em supermercados. Mas, voce já experimentou picar ela beem picadinha e misturar com a ricota e passar no pão? é uma delicia.... até no pão com manteiga, como minha vó comia, fica muito bom...Abços..

  • 44. à 09:22 AM em 03 abr 2013, Rock escreveu:

    Só pra lembrar pessoal! se vc plantar uma cebola, irá nascer os talos que são as tais cebolinhas, com o tempo a dão flor e semente, o que difere no aspecto do talo é o tipo da cebola e o tempo da colheita, geralmente as novas são melhores para tempero. resumindo, tudo é cebola!

̳ iD

̳ navigation

̳ © 2014 A ̳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.